Cirurgia oncológica do aparelho digestivo

A especialidade de cirurgia oncológica do aparelho digestivo é realizada para tratar de cânceres e tumores que afetam o sistema digestivo, em órgãos como, por exemplo, estômago, esôfago, duodeno, intestino grosso e delgado, cólon e reto.

 

Indicação

 

A cirurgia oncológica do aparelho digestivo trata dos tumores do aparelho digestivo. As operações podem ser paliativas ou curativas. De acordo com o estágio do tumor, é empregado o procedimento mais adequado a fim de permitir que o organismo se recupere mais rapidamente.

 

Conheça-os:

 

  • Método paliativo: se refere casos em que o câncer não pode ser ressecado e chega a um grau que compromete a vida do paciente. Nesse sentido, ele poderia não sobreviver ao tratamento. Portanto, o método paliativo consiste em diminuir os sintomas da doença e os índices de células cancerosas que estão no corpo. Os casos mais comuns costumam ser o câncer de cólon e alguns tipos de câncer de intestino;

 

  • Método curativo: ocorre quando a cirurgia precisa curar o órgão afetado pelo câncer. Em geral, o método é mais utilizado quando o câncer está em estágio inicial, mas, conforme o caso, pode ser uma alternativa em casos avançados. As doenças que mais comumente usam este método são câncer no esôfago, vesícula, no estômago, no pâncreas, no fígado e no cólon.

 

Como a cirurgia oncológica do aparelho digestivo pode ser feita?

 

De acordo com a localização do câncer, o procedimento pode ser feito usando métodos minimamente invasivos como, por exemplo, a laparoscopia com os sem auxílio do Robô. A técnica envolve o uso de um aparelho com câmera na ponta da qual há uma ótica que é inserida dentro do abdômen, a fim de que se consiga tratar o órgão sem a necessidade de fazer cortes muito grandes ou profundos. Com o auxilio do Robô este método está se tornando cada vez mais seguro e eficaz.

 

Além disso, no caso desta técnica minimamente invasiva, o tempo de recuperação costuma ser menor, assim como as chances de ocorrer uma hemorragia. A cirurgia laparoscópica é recomendada no tratamento de todos os tipos de câncer do aparelho digestivo.

Contato

WhatsApp chat