Gastromed | Controle o melasma no verão
 
blank

Controle o melasma no verão

Curtir as férias e viajar durante o verão, para muita gente, significa curtir o sol, seja na praia ou no campo. Mas a exposição à luz solar durante muito tempo pode ter seu preço: a reação da pele à radiação solar. Essa reação acontece de diversas formas, e uma das mais comuns é o surgimento de manchas acastanhadas e marrons no rosto, colo e braços.

 

Essas manchas são chamadas de melasmas. Elas se tornam mais visíveis com o escurecimento da pele, provocados pela concentração exagerada de melanina, pigmento que constitui cor escura criada na derme para protegê-la das agressões da radiação do sol. Os melasmas não apresentam qualquer tipo de perigo, mas sua aparência é considerada desagradável.

 

O primeiro passo contra os melasmas é a prevenção, para impedir que o problema se agrave. Usar protetor solar para o seu tipo de pele já previne o surgimento de novas manchas e a piora das que já existem. Já os tratamentos utilizados para tratar as manchas são multifatoriais, utilizando medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento.

 

Os tratamentos contra melasmas visam não apenas o desaparecimento das manchas, mas também clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings e aplicações de luzes ou lasers, que atingem as camadas mais profundas da pele, rompendo o pigmento e permitindo que o próprio corpo o elimine.

 

A GASTROMED está pronta para oferecer orientação sobre o melasma. Entre em contato conosco e agende sua consulta.