Você sofre com o refluxo – Se os remédios não fazem mais efeitos, saiba como resolver esse problema

A má alimentação contemporânea, motivada muito por um cotidiano agitado e a falta de tempo para dedicarmos aos alimentos adequados que mantém a saúde em dia, é responsável por alguns males comuns a muitas pessoas. Um deles é o refluxo gastroesofágico, popularmente chamado apenas de refluxo ou azia. Existem muitas possíveis causas relacionadas a alimentação ou modo de vida que podem desenvolver essa condição.

 

A primeira delas, como dito, é a ingestão de alimentos que mudam e aumentam a acidez do estômago, entre eles: café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas. Aumento da pressão intra-abdominal, maus hábitos como refeições volumosas antes de deitar, e condições crônicas como a obesidade também colaboram para o desenvolvimento dessa condição.

 

A doença é caracterizada pelo retorno do conteúdo gástrico que existe no estômago para o esôfago. Esse material, no estômago, não é um problema, pois a mucosa do local é feita para tolerar a acidez. No entanto, quando sobe, o esôfago não está preparado para receber substâncias ácidas e irritantes, e isso provoca o incômodo. O refluxo pode, eventualmente, também alcançar a boca, provocando alterações dentárias, ou atingir a laringe e os pulmões.

 

Inicialmente, o refluxo provoca apenas incômodos. Entretanto, com o tempo, pode evoluir para úlceras e outras complicações, como o esôfago de Barrett. Caso a pessoa já esteja sofrendo com a condição, o ideal são tratamentos com medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago e melhoram a motilidade do esôfago, o que favorece o esvaziamento gástrico e, consequentemente, diminuição do problema.

 

Uma última opção, caso o problema persista ou o paciente não esteja disposto a enfrentar uma jornada medicamentosa longa, é a cirurgia. Realizada por laparoscopia, ela também é indicada nos casos de hérnia de hiato, para aqueles que não respondem bem ao tratamento clínico ou quando o paciente necessita de uma válvula anti-refluxo.

 

Os profissionais da Gastromed-Instituto Zilberstein estão preparados para lidar com o refluxo gastroesofágico. Se você possui a necessidade de tratamento para ele ou deseja mais orientações, entre contato conosco e agende sua consulta.