Gastromed | Você sabe a diferença entre sobrepeso e obesidade?
 

Você sabe a diferença entre sobrepeso e obesidade?

Quando o assunto é peso, tanto a obesidade quanto o sobrepeso oferecem riscos à saúde. De acordo com o IBGE cerca de 100 milhões de brasileiros são obesos e nos últimos 12 anos o índice de obesidade cresceu cerca de 60%.

 

Qual a diferença entre obesidade e sobrepeso?

A obesidade é quando o excesso de gordura reduz a expectativa de vida e torna as pessoas mais suscetíveis a doenças. 

 

Já o sobrepeso é caracterizado quando uma pessoa está acima do peso considerado saudável e indicado pelo IMC (Índice de massa corporal). A obesidade começa quando o IMC é igual ou superior à marca de 30. Isso indica que o acúmulo de gordura por todo o corpo supera a quantidade de massa muscular no organismo.

 

Em ambos os casos, a forma mais segura de perder peso é cortando calorias, apostando em dietas equilibradas e a prática moderada de atividades físicas. 

 

Um bom começo é reduzir o uso de açúcares, gorduras, os alimentos industrializados e substituir por alimentos naturais, como frutas e legumes. É recomendado também manter de seis a oito horas de sono por dia, pois a falta do repouso desregula hormônios e neurotransmissores que regulamentam o apetite.


É importante ressaltar que em alguns casos são indicados ainda procedimentos cirúrgicos como a bariátrica para colaborar para redução da gordura corporal.

 

Caso você queira mais informações sobre tratamentos entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta!