Gastromed | Sleeve Gástrico
 
blank

Sleeve Gástrico

O sleeve gástrico é um tipo de procedimento restritivo que tem como objetivo combater a obesidade mórbida. Também conhecido gastrectomia vertical ou gastrectomia em manga, visa restringir a capacidade do estômago de receber e armazenar comida. Segundo dados médicos, é possível perder até 40% do peso inicial usando essa técnica.

O sleeve gástrico é indicado para situações em que a pessoa já tem um IMC superior a 50 kg/m². Além disso, também pode ser feita em pacientes com IMC de 35 kg/m², mas que também apresentam doenças do coração, respiratórias ou diabetes descompensada, por exemplo.

Essa indicação é feita para lembrar que, embora seja um procedimento muito eficiente, ele ainda possui a característica de ser invasivo. Por isso, ele deve ser reservado apenas aos casos em que tratamentos conservadores contra a obesidade não surtiram os efeitos desejados. A alteração na fisionomia do estômago, embora seja para o benefício da saúde do paciente, ainda exige disciplina em seu cuidado.

O sleeve gástrico normalmente é feito através de uma videolaparoscopia. Essa técnica preserva ao máximo a integridade física do paciente já que, no lugar de uma grande abertura, apenas pequenas incisões no abdômen são feitas. Ali, o cirurgião irá inserir os instrumentos para fazer pequenos cortes no estômago, realizando a restrição.

A recuperação do sleeve gástrico é relativamente simples e tranquila. A cirurgia é feita com anestesia geral e dura, em média, 2 horas. O paciente deve ficar internado por cerca de 3 dias, apenas para observação. O estômago deve se assentar em sua nova forma no período de um ano, mas mesmo nesse período é possível viver com conforto e qualidade de vida.

Como em muitos outros procedimentos restritivos contra a obesidade, uma boa parte do seu sucesso depende também do comprometimento do paciente com a progressão da cirurgia. Isso significa que ele também precisa fazer sua parte, observando atitudes como:

  • Seguir corretamente as medicações prescritas pelo médico;
  • Realizar o acompanhamento regular de um psicólogo, que irá trabalhar a relação do paciente com a comida;
  • Seguir a proposta de alimentação de um profissional nutricionista;
  • Realizar atividades físicas, de acordo com as limitações observadas pelo seu médico.

Com isso, é possível viver melhor e perceber os efeitos do seu sleeve gástrico com antecipação. Quer saber mais sobre esse recurso contra a obesidade? Entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta.