Gastromed | Síndrome do Intestino Irritável
 
blank

Síndrome do Intestino Irritável

Existem inúmeros motivos que podem nos provocar dores abdominais, e nem todas são absolutamente claras para a ciência, apesar de muitas vezes serem relativamente comuns. Uma condição que se encaixa nessa descrição é a síndrome do intestino irritável (SII). É considerado como um distúrbio do trato digestivo que provoca dor abdominal e constipação ou diarreia recorrentes. 

 

A síndrome ocorre quando o movimento intestinal não acontece como deveria. A passagem do alimento pelo órgão depende de um movimento de contração e relaxamento. Por algumas razões, o intestino pode realizar contrações fortes demais ou de longa duração, provocando a dor característica da doença, além de gases, flatulência e diarreia, ou então, no caso de contrações fracas e curtas, o endurecimento dos dejetos.

 

Embora os médicos não tenham exatamente um consenso sobre o que provoca a SII, alguns fatores são considerados nevrálgicos. Alimentos como chocolate, especiarias, gorduras, frutas, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, leite, bebidas gaseificadas e álcool podem provocar uma crise; questões hormonais, principalmente femininas, podem influenciar; descargas grandes de estresse também podem disparar a doença.

 

O diagnóstico pode ser feito com base na observação de sintomas ou também através de exames, como uma endoscopia. O tratamento geralmente consiste em atenuar os sintomas com repouso, hidratação e uma alimentação adequada. No entanto, em alguns casos, se se tratar de uma infecção bacteriana que não cura, pode ser necessário tomar um antibiótico.

 

Caso você suspeite sofrer com a Síndrome do Intestino Irritável, entre em contato com a GASTROMED e agende sua consulta.