Gastromed | Síndrome do intestino irritável
 
blank

Síndrome do intestino irritável

A Síndrome e do Intestino Irritável (SII) e a intolerância alimentar são problemas distintos. No entanto, podem estar relacionados. Nosso intestino é revestido com músculos que se contraem e estendem, para realizar a passagem dos alimentos digeridos que saem do estômago em direção ao reto. Por uma série de fatores, é possível que essas paredes não reajam bem a esse processo, inflamando de forma similar a uma reação alérgica. Isso é a SII.

Os sintomas da SII dependem de como o intestino reage ao problema podendo tanto ser muito mais ativo que o normal, até apresentar atividade muito abaixo do padrão. No caso de contrações muito fortes e extensas, é possível sentir dor abdominal, gases, flatulência e diarreia. Caso as contrações sejam mais fracas e breves, é possível perceber as fezes mais endurecidas.

Não se sabe exatamente o que provoca a SII dentro do corpo. No entanto, evidências apontam com frequência para a ingestão de certas bebidas e alimentos que não são bem recebidos pelo corpo e também quadros emocionais. Daí a frequente correlação entre a SII e a intolerância alimentar e estados de angústia, tensão e nervosismo, já que esse quadro é o que muitas vezes dispara a SII.

Também por esse motivo, a SII pode ser tratada e controlada. Em geral, alimentos aos quais muitas pessoas são intolerantes são também aqueles que já não são recomendados: alimentos muitos gordurosos, com muito açúcar, temperos picantes ou cheios de conservantes são vilões comuns da SII. Caso você apresente sintomas, evitar esses alimentos já uma maneira de diminuí-los.

Além disso, também existe a possibilidade de a SII ser resultado de vícios comuns, como o tabagismo, a cafeína e o álcool. Diminuir seu consumo ou evita-los também colabora no controle da doença. Entre outros motivos, fatores emocionais também podem disparar sintomas da SII. Portanto, além de visitar um gastroenterologista, é recomendado consultar um profissional de psicoterapia.

Embora a Síndrome do intestino Irritável seja de tratamento prolongado, controlar e diminuir os seus sintomas é muito possível, garantindo a qualidade vida da pessoa. Para isso, basta disciplina e a orientação de um profissional.

Na GASTROMED, estamos preparados para lhe orientar e tratar a Síndrome do Intestino Irritável. Entre em contato conosco e agende sua consulta.