Refluxo: Saiba sobre azia e queimação

O refluxo é uma condição bastante conhecida, que afeta um grande número de pessoas. Na passagem do esôfago para o estômago, existe um esfíncter que ajuda a regular a entrada de material para o segundo, realizando uma função de proteção. No entanto, nem sempre esse esfíncter funciona corretamente, e as substâncias ácidas que existem no estômago podem acabar subindo de volta para o esôfago, provocando as sensações de azia e queimação.

As causas do refluxo, no geral, são multifatoriais. Não se sabe exatamente o que provoca o refluxo; além da fraqueza do esfíncter descrito acima, a chamada hérnia de hiato – quando o estômago se aproxima do esôfago, também pode provocar esse problema. Muitos mitos alimentares cercam o refluxo – o que também leva a uma série de explicações holísticas e “curas milagrosas”.

Lembre-se: Problemas médicos requerem ajuda médica. Caso você sofra com refluxos constantes, procure sempre e exclusivamente ajuda especializada e em circunstância alguma se automedique. Isso pode ser perigoso, e até mesmo agravar o problema. O que você pode fazer em casa é adotar alguns hábitos saudáveis que já amenizam bastante o problema.

Entre eles, evitar o consumo de alimentos gordurosos, excesso de café, chocolate, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, alimentos muito condimentados e apimentados, cítricos e molho de tomate. A obesidade também contribui para o refluxo, portanto, realizar refeições menores e mais frequentes, balanceadas e saudáveis, além de praticar atividades físicas, também age contra esse problema. Recomenda-se também, para quem já sofre com o refluxo, elevar a cabeceira da cama e nunca deitar logo após uma refeição.

É importante frisar que, embora pareça um problema muito mais incômodo do que perigoso, é preciso lembrar que os tecidos do esôfago e da boca não estão preparados para receber esse material ácido do estômago. Isso pode causar ferimentos e úlceras que podem evoluir e se tornarem graves. Por isso, se as típicas sensações de azia e queimação persistem, você deve procurar um médico imediatamente. Os profissionais da GASTROMED – Instituto Zilberstein estão prontos para te atender.



WhatsApp chat