Gastromed | Quando tratar a acne
 
blank

Quando tratar a acne

A pele, eventualmente, provoca em si mesma lesões decorrentes do excesso de produção de sebo oriundos das glândulas sebáceas. Colocado dessa forma, parece algo grave. Mas essa descrição trata de nada mais do que as famosas e incômodas acnes. Essa produção de oleosidade demasiada deixa os poros obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos comedões. Quando ocorre a inflamação, chamamos de espinha.

 

Infame por ser bastante comum no delicado período da adolescência, as acnes normalmente deixam marcas decorrentes de cicatrização pois a impaciência e o incômodo estético durante a puberdade levam muitas pessoas a espremer e cutucar essas inflamações. Isso deve ser sumariamente evitado. Da mesma forma, por ser um problema comum, surgem muitas soluções caseiras milagrosas desconhecidas. Isso também deve ser evitado.

 

Caso as acnes apareçam em excesso, provoquem dores ou constrangimento, o ideal é sempre procurar um profissional dermatologista. Ele irá avaliar a situação e indicar qual é o tratamento mais apropriado para cada situação. Entre os tratamentos mais comuns, incluem-se materiais tópicos, como cremes, géis, sabonetes, que amenizam bastante as inflamações, e até mesmo antibióticos orais, que combatem as bactérias dos comedões.

 

Em casos mais complicados, o dermatologista pode optar por intervenções mais diretas. Entre os tratamentos complementares que podem manter as acnes sob controle, os comuns são a extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração de medicações específicas, quando necessário, como corticoides.

 

A GASTROMED está pronta para orientar sobre os melhores procedimentos contra acnes e suas inflamações. Entre em contato conosco e agende sua consulta.