Gastromed | Prevenir é curar – Entenda a cirurgia oncológica
 
blank

Prevenir é curar – Entenda a cirurgia oncológica

A cirurgia oncológica é uma das maneiras mais eficientes de se lidar com inúmeras variedades de câncer. Apenas alguns tipos específicos de câncer não conseguem ser contemplados por esse tipo de procedimento, como a leucemia. No geral, ela é sempre considerada uma das principais alternativas contra esse tipo de doença, em todos os seus estágios.

A principal variável nessa tomada de decisão é a condição de saúde do paciente. Apesar de eficiente, a cirurgia oncológica pode ser bastante invasiva, e, obviamente, muitos pacientes podem estar em condições debilitadas demais para suportar esse tipo de procedimento. Nesse caso, opta-se por alternativas menos invasivas.

Para diferenciar essas estratégias, chamamos de cirurgia “up-front” quando o procedimento cirúrgico é realizado primeiro, e depois acompanhado de outros tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, para reforçar os resultados. Já o termo “quimioterapia neoadjuvante” é usado nos casos em que a quimioterapia é realizada primeiro, e a cirurgia entra como uma maneira de retirar a massa restante.

Com a cirurgia é possível também realizar biópsias.

É preciso ter em mente também que, apesar de tudo, o câncer é uma doença que nem sempre é completamente curada. Infelizmente, fatalidades ainda existem. No entanto, a cirurgia oncológica também pode ser usada para melhorar a qualidade de vida do paciente que convive com a doença.

Dessa forma, também distinguimos outras duas categorias: chamamos de cirurgia curativa quando é possível tratar o câncer com esse procedimento, e cirurgia paliativa quando é usada especificamente para melhorar a qualidade vida do paciente. O médico, claro, sempre deixará seus pacientes conscientes do princípio e da intenção de cada cirurgia realizada.

Como sempre, reforçamos para o público que a melhor maneira de combater o câncer é através da prevenção e do diagnóstico em estágios iniciais. Uma cirurgia oncológica tem grandes chances de ser muito eficiente no tratamento do câncer se esse for encontrado em seus estágios iniciais.

Por isso, visite seu médico e realize exames preventivos. A GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN está pronto para receber a todos. Entre em contato conosco e agende sua consulta.