Gastromed | 5 mitos e verdades sobre emagrecimento com balão intragástrico.
 
About This Project

A GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN segue com a sua série sobre o balão intragástrico, tirando dúvidas e diferenciando os muitos mitos e verdades que cercam esse procedimento:

2º: VERDADE – Se a pessoa estiver com IMC próximo ao recomendado, não deve engordar para ficar apta ao procedimento.

IMC é a sigla que atende por “Índice de Massa Corpórea”. O IMC é um cálculo que leva em consideração a relação entre peso, altura e percentual de gordura no corpo. Com ele, é possível determinar a relação do peso do paciente com o risco que ele pode ou não representar. 

O IMC possui ressalvas que precisam ser interpretadas pelo médico para que esse número seja entendido de forma correta, mas, no geral, é um guia muito útil para saber se o paciente está em condição de sobrepeso ou mesmo obesidade.

Esse índice é dividido em sete categorias principais:

  • Muito abaixo do peso: Abaixo de 17;
  • Abaixo do peso: 17-18,49;
  • Peso normal: 18,50-24,99;
  • Sobrepeso: 25-29,99;
  • Obesidade I: 30-34,99;
  • Obesidade II (severa): 35-39,99;
  • Obesidade III (mórbida): Acima de 40.

O ideal é que a pessoa esteja sempre dentro do peso normal, já que estar abaixo do peso também é sinal de problemas. As pessoas que estão em condição de sobrepeso já devem buscar um tratamento conservador para impedir que o problema se agrave.

O balão gástrico pode levar até à perda de cerca de 13% do peso, sendo indicado para pessoas que necessitam ou querem perder peso como tratamento adjuvante a uma dieta bem orientada.

Assim, se o paciente estiver com um IMC próximo do recomendado, o ideal é que esse peso seja mantido ou reduzido para mais próximo desse recomendado. Nunca se deve ganhar peso apenas para realizar um procedimento como o balão ou cirurgia bariatrica. Embora altamente eficiente, o processo de emagrecimento sempre exige muito. A melhor alternativa é sempre a prevenção.

Fique conosco e saiba mais sobre o balão intragástrico nas nossas próximas postagens. Em caso de mais dúvidas, entre em contato e agende sua consulta.