Síndrome do Intestino Irritável (SII)

É um problema de saúde muito frequente. Se caracteriza por um quadro de diarreia ou constipação, acompanhado ou não de cólicas ou dores abdominais.

 

É um processo crônico muito relacionado a questões emocionais e estresse. Os fatores psicológicos têm grande papel na instalação deste quadro, que pode evoluir para uma inflamação com eliminação de muco (catarro) ou mesmo sangue.

 

Às vezes, os sintomas são muito intensos e incapacitantes, acompanhados de náuseas, dores no estômago, inapetência e emagrecimento.

 

Quando o quadro se instala, pode aparecer intolerância alimentar a diferentes alimentos, principalmente leite, frituras, álcool, café e bebidas com gás.

 

O diagnóstico é sempre clínico, mas exames específicos como, por exemplo, colonoscopia devem ser sempre realizados para afastar outras causas

 

O tratamento é a base de medicamentos específicos e acompanhamento nutricional, psicológico e quando necessário, psiquiátrico. Novas medicações estão surgindo melhorando muito o prognóstico deste quadro.

Contato

WhatsApp chat