Hérnia de Hiato

É uma das queixas mais comuns do consultório. Geralmente, os sintomas se confundem com os da síndrome dispéptica e são os mais variáveis e improváveis. Além de azia e queimação no peito, sensação de refluxo que vai até a garganta, engasgo, tosse, sensação de catarro na garganta e boca ácida são sintomas comuns da DRGE.

 

O mais comum é a própria sensação de refluxo quando sente que líquidos voltam do estômago. Pode aparecer em qualquer idade e também é muito comum em jovens desde os 12 ou 13 anos.

 

As causas são várias, mas comumente é o problema da dificuldade de contenção do refluxo pela incapacidade do esfíncter inferior do esôfago. A hérnia de hiato (deslocamento do estômago de sua posição natural) é também outra causa frequente.

 

O tratamento clínico resolve o quadro em 80% dos casos. Trata-se de medicamentos próprios para neutralização e contenção do refluxo e medidas dietéticas. Quando este não consegue mais segurar os sintomas ou o quadro clínico se agrava com o surgimento de esofagite ou esôfago de Barrett, pode-se indicar o tratamento cirúrgico. Este é realizado, hoje em dia, por via minimamente invasiva (laparoscopia) sem necessidade de cortar o abdômen e ainda pode ser realizado com auxilio do Robô.

Contato

WhatsApp chat