Constipação Intestinal

É UM QUADRO CLÍNICO que se refere à dificuldade de evacuar. Também pode se referir à evacuação incompleta ou o fato de ficar 3 dias ou mais sem evacuar.

 

Se caracteriza por evacuar a cada 3 dias ou mais, fezes muito duras, ter que fazer muito esforço para evacuar ou ter a sensação de evacuação incompleta.

 

A causa mais comum é funcional, ou seja, mal funcionamento do próprio intestino sem nenhum outro problema a mais. Estresse, sedentarismo, ingestão de poucos líquidos, uso de medicamentos constipantes como antiácidos ou narcóticos e antidepressivos, alimentos com poucas fibras, doenças neurológicas como Parkinson, diabetes, hipotireoidismo e outras mais também podem contribuir para tanto.

 

Uma educação muito rígida, principalmente nas mulheres, o fato de segurar muito as fezes para evacuar, também podem ser causa de constipação.

 

Alguns exames podem ajudar e, de maneira geral, os exames radiológicos, como a radiografia do intestino grosso e ou fino, podem ajudar muito.

 

O tratamento é embasado numa reeducação alimentar com bastante líquidos e dieta rica em fibras A ingestão de frutas com casca é recomendado e também muitas verduras 

 

Os exercícios físicos principalmente caminhada também podem ajudar. Evita-se ao máximo o uso de laxantes preferindo-se sempre o emprego de reguladores intestinais e probióticos.

Contato