Gastromed | O trabalho do oncologista
 
blank

O trabalho do oncologista

Oncologia é a especialidade médica que cuida da prevenção e tratamento das doenças cancerosas. Apesar da fama como “doença” o câncer, na verdade, possui uma série de variações dependendo de onde se manifesta. Por isso, muitos oncologistas também possuem subespecialidades, como por exemplo, câncer no sistema digestivo.

Se por um lado o câncer ainda é uma doença muito perigosa, por outro hoje já temos informações que aumentam muito as chances de sobrevida e mesmo cura para as pessoas. Existem duas principais estratégias de combate contra o câncer. A primeira e melhor delas é a prevenção.

O que todo oncologista irá recomendar é: manter seus exames em dia, além de uma rotina de atividades físicas frequentes, evitar vícios e uma alimentação saudável e balanceada são as melhores ferramentas de prevenção. Quanto antes detectada, maiores são as chances de cura dessa doença. Quando se trata de câncer, a vigilância garante nossa segurança.

A segunda estratégia é a cirurgia oncológica. Independente do estágio ou da variedade de câncer, a intervenção cirúrgica permanece como uma das estratégias mais eficientes – embora, reforçamos, quanto antes ela for realizada, maiores são as chances de cura.

A cirurgia oncológica, no entanto, não precisa ter apenas função curativa. Infelizmente, algumas vezes é muito difícil atingir a cura da doença. Nesses casos, a cirurgia é realizada para melhorar a qualidade de vida do paciente. Essa técnica é chamada de cirurgia paliativa, enquanto a que visa objetivamente a cura é chamada de cirurgia curativa. Cabe ao médico informar adequadamente os pacientes sobre sua condição para que a decisão sobre a intervenção ou não seja tomada de forma consciente.

A principal variável nessa tomada de decisão é a condição de saúde do paciente. Apesar de eficiente, a cirurgia oncológica pode ser bastante invasiva, e, obviamente, muitos pacientes podem estar em condições debilitadas demais para suportar esse tipo de procedimento. Nesse caso, opta-se por alternativas menos invasivas.

Para diferenciar essas estratégias, chamamos de cirurgia “up-front” quando o procedimento cirúrgico é realizado primeiro, e depois acompanhado de outros tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, para reforçar os resultados. Já o termo adjuvante ou cirurgia de resgate   é usado em casos reversos: quando os tratamentos são realizados primeiro, e a cirurgia entra como uma maneira de retirar a massa restante. É possível ainda realizar biópsias com essa técnica.

Evite o câncer investindo na sua prevenção. Consulte um profissional oncologista. A GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN está pronto para receber a todos. Entre em contato conosco e agende sua consulta.