Gastromed | O balão intragástrico é adaptável
 
blank

O balão intragástrico é adaptável

O balão intragástrico é uma das maneiras mais eficientes hoje de combater a obesidade. Além dos seus inegáveis resultados, esse procedimento também possui uma série de vantagens em relação a outras abordagens contra a obesidade. Entre elas, sua flexibilidade e abrangência na hora de atender os pacientes.

Uma das primeiras grandes vantagens é sua colocação. Feita por via endoscópica, a inserção do balão não exige uma preparação tão difícil quanto a da cirurgia bariátrica, e nem realiza incisões ou remoções, o que facilita bastante a recuperação do paciente.

Além disso, ao contrário do que se pensa, o balão não é utilizado da mesma forma para todos os pacientes. Em cada caso, uma avaliação será feita junto ao médico para saber como o balão será utilizado e quais são as metas propostas estabelecidas para o paciente.

Isso porque, quando o balão é inserido, cabe ao médico decidir quanto espaço do estômago ele irá ocupar. Como se sabe, o balão é feito de um tipo de silicone elástico, que pode ser inflado com um tipo de soro especial em diferentes tamanhos e é resistente aos sucos gástricos do estômago.

Assim, dependendo das metas traçadas, o balão pode ser inflado mais ou menos. Existe ainda outro fator de flexibilidade do balão: tempo. É preciso reforçar: o balão não fica no paciente para sempre. Depois que a meta é atingida, ele é removido ou então uma nova avaliação é feita para considerar uma possível reinserção.

Ou seja, o balão intragástrico oferece possibilidades bastante variadas tanto para médico quanto para paciente. Em uma média, os pacientes podem perder de 17% até 20% do seu peso total, tendo o balão inserido por cerca de seis meses e inflado em cerca de 60% da capacidade do estômago. É um dos casos mais comuns.

Mas, novamente, cada abordagem e cada meta será traçada de acordo com as características de cada paciente. Por isso, o mais importante é sempre ter uma conversa franca e direta com seu médico sobre a abordagem do balão intragástrico e as expectativas do seu uso.

Para saber mais sobre o balão intragástrico, entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta.