Gastromed | Mitos e Verdades sobre o Balão Intragástrico: 3º VERDADE
 
blank

Mitos e Verdades sobre o Balão Intragástrico: 3º VERDADE

A GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN continua sua série sobre os mitos e verdade envolvendo o balão intragástrico. E no post de hoje:

3º: VERDADE – Assim como na cirurgia bariátrica, uma equipe multidisciplinar acompanha o paciente antes e depois do tratamento.

O balão intragástrico é uma técnica moderna e pouco invasiva para a perda de peso. Ao contrário de outros procedimentos restritivos, o balão intragástrico não envolve nenhum tipo de incisão ou remoção de partes do estômago, propiciando a perda de peso, mas também uma recuperação praticamente imediata, tranquila e indolor.

Mas, dependendo do caso de sobrepeso ou obesidade apresentado ao médico, a primeira alternativa será sempre um tratamento conservador. Reeducação alimentar, acompanhamento nutricional e psicológico, e a prática acompanhada de atividades físicas são sempre a melhor alternativa contra a obesidade.

Apenas em casos mais graves, quando por qualquer motivo esse tratamento conservador não apresenta resultados, é que o balão gástrico é indicado. Dessa forma, ele precisa ser entendido como um facilitador, e não como uma solução em si. 

Mesmo utilizando o balão, o paciente ainda precisará passar pelo processo de reeducação alimentar e acompanhamento de outros profissionais. Sem eles e sem o comprometimento do próprio paciente, o risco de reganho de peso é real.

Portanto, o balão só irá funcionar se o próprio paciente adotar uma mudança comprometida com seus hábitos de vida e alimentação. Por isso, o ideal é que, após a inserção do balão, o paciente busque orientação psicológica, para trabalhar sua relação com a comida; nutricional, para adotar hábitos de alimentação mais saudáveis; e realizar atividades físicas adequadas.

Esses, portanto, são os principais usos do balão intragástrico: Para pacientes cujos tratamentos supervisionados conservadores não surgiram os efeitos desejados, mas que ainda não chegaram nos níveis de obesidade que exigem uma bariátrica.

Quer saber mais sobre o balão intragástrico? Entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta.