Higienizando alimentos durante a quarentena

Uma preocupação recorrente relatada por muitas pessoas está relacionada à possibilidade de contaminação indireta do coronavírus através de embalagens de alimentos ou até mesmo dos alimentos em si. Neste momento, não existem evidências apontadas pelos cientistas e médicos de que isso realmente possa acontecer.

Mas a preocupação com a higiene em uma situação como essa nunca é demais. Por isso, a equipe da GASTROMED – Instituto Zilbersteinseparou algumas dicas de higienização para você. Confira:

  • Se possível, lave a embalagem com água e detergente, e sempre descarte em uma lixeira com tampa;
  • Lave suas mãos com água e sabão e utilize álcool em gel logo em seguida;
  • Retire as partes deterioradas do alimento, e lembre-se de lavar cada parte dele individualmente;
  • Use um recipiente para deixar os alimentos em uma solução de água com hipoclorito por 15 minutos. Essa solução utiliza uma quantidade adequada para essa função, portanto, fique atento ao rótulo para saber a diluição correta do produto;
  • Ao retirar os alimentos, enxague bem e deixe os alimentos escorrerem e secarem, para que durem mais;
  • E lembre-se: Molho em solução de vinagre é um mito.

Um argumento que é muito utilizado em relação à preferência por vegetais nesse período é a sua dificuldade de conservação. Afinal, de nada adianta comprar grandes quantidades para evitar sair na rua se uma parte disso vai simplesmente estragar. Mas existem técnicas que ajudam nisso. Uma das mais eficientes é o branqueamento. Veja como fazer:

  • Ferva uma quantidade de água grande o bastante para mergulhar os vegetais nela. Deixe também um recipiente com água e gelo preparado. Ambos serão necessários;
  • Lave os vegetais em água corrente e corte-os em pedaços de tamanho igual. Após, coloque-os na água quente;
  • Para interromper o cozimento, coloque-os na água gelada. Quando frios, retire os alimentos e coloque-os em potes ou sacos para congelar. Com isso, seus alimentos irão durar muito mais.

Viu como é simples? É verdade: Todo esse processo exige um pouco mais de planejamento e organização que o normal. Mas ainda assim, vale muito mais a pena, para manter uma alimentação saudável, mesmo em tempos de pandemia. Nosso corpo – e sua imunidade – agradecem.

É preciso um pouco de organização e planejamento para garantir uma rotina alimentar saudável, mas é possível manter uma alimentação saudável, composta por alimentos de verdade, mesmo em tempo de pandemia.

Em caso de dúvidas ou necessidade, a equipe de nutrição da GASTROMED – Instituto Zilberstein está à disposição para informar e auxiliar seus pacientes e o público em uma alimentação mais saudável.



WhatsApp chat