Gastromed | Gravidez após a cirurgia bariátrica
 

Gravidez após a cirurgia bariátrica

O debate sobre a gravidez após a realização de uma cirurgia bariátrica, é algo de extrema importância, afinal, 75% das pessoas que passam por este procedimento, são mulheres.

 

Este procedimento é indicado para pessoas que apresentam obesidade e que têm dificuldades para eliminar o excesso de peso. 

 

Para cada tipo de paciente, um tipo de cirurgia bariátrica é indicado. Por isso, é fundamental o acompanhamento por profissionais capacitados. 

 

Em relação a possibilidade de engravidar após a cirurgia, os profissionais são unânimes ao dizer que é necessário esperar um período entre um e dois anos para que a mulher possa engravidar de forma segura e saudável. 

 

Isso acontece porque após a cirurgia bariátrica, a paciente perderá muito peso e com isso, hormônios podem ficar desregulados, além de junto com o excesso de peso, alguns nutrientes também podem ser eliminados.

 

Ainda é preciso que a mulher tenha um período para se adaptar ao novo corpo, alimentação e rotina.

 

Entre os nutrientes perdidos e que precisam ser suplementados para que a gravidez seja segura, estão: 

  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Vitamina D;
  • Vitamina B12.

 

Ainda, é necessário o acompanhamento de uma obstetra que deve regular o ganho de peso durante a gestação, bem como a evolução do feto e da mãe. 

 

Uma dieta com alto valor nutricional e sem excessos de açúcar e gordura também se fará necessária. 

 

Vale ressaltar que, caso os demais aspectos do organismo da mulher estejam saudáveis, as chances de engravidar após a cirurgia bariátrica são altas, pois, a perda de peso influencia na fertilidade. 

Para saber mais sobre a cirurgia bariátrica e as chances de engravidar, agende sua consulta na GASTROMED – Instituto Zilberstein.