Gastromed | Gastrite o que é, causas, sintomas e tratamento
 
blank

Gastrite o que é, causas, sintomas e tratamento

A gastrite é um problema comum e muito conhecido do grande público. Trata-se de uma inflamação aguda (que surge de repente) ou crônica (que se desenvolve aos poucos e se instala). Ela é caracterizada por um processo inflamatório que pode ou não causar lesões no estômago, em todo o órgão ou parte dele, podendo evoluir para úlceras e sangramento.

 

Suas causas são multifatoriais, e podem incluir:

 

  • Uso prolongado do ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Gastrite autoimune: a doença ocorre quando o sistema imune produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas do próprio organismo;
  • Tabagismo;
  • Infecção pela bactéria H. pylori.

 

Dentre as suas causas, é importante fazer uma observação importante: existe uma associação comum da gastrite com nervosismo, estresse ou ansiedade. Embora essas condições estimulem a produção de ácido e tornem o indivíduo mais sensível à ação dele, elas não são responsáveis pela gastrite em si. Isso corresponde a uma condição similar, chamada dispepsia funcional.

 

O tratamento da doença depende da orientação médica, que irá identificar a causa da doença. É importante contar com a orientação de um profissional, porque o uso de ácido acetilsalícilico, anti-inflamatórios e álcool pode agravar ainda mais os sintomas da doença.

 

O diagnóstico pode ser feito através da observação do histórico clínico e endoscopia. Se necessário, é possível realizar uma biópsia. Para combater a inflamação é recomendado ficar longe de determinados alimentos, principalmente os muitos ácidos ou que provocam a fermentação do estômago, como refrigerantes, águas gasosas, sucos cítricos, chocolates, balas e doces.

 

Quer saber mais sobre a gastrite? A GASTROMED tem os profissionais mais qualificados para oferecer orientação e tratamento para essa doença. Entre em contato e agende sua consulta.