Gastromed | Gastrite
 
blank

Gastrite

A gastrite apresenta sintomas de formas diferentes nas pessoas, e por isso exige atenção. Alguns desses sintomas, como queimação, azia e dores abdominais são mais comuns. Outros, como indigestão, vômitos e perda de apetite no geral, podem ser confundidos com outros males. Por isso, é essencial visitar um gastroenterologista para identificar a doença.

A gastrite é uma doença multifatorial, ou seja, existem diversas razões pelas quais ela pode surgir. Algumas, inclusive, de diagnóstico mais difícil. Ela pode ser definida como uma inflamação, infecção ou erosão da mucosa que reveste o estômago, fazendo com que os ácidos sucos digestivos dentro dele provoquem danos ao tecido.

Alguns “vilões” que podem fazer com que a doença surja são mais comuns. Entre eles, podemos destacar: Infecção bacteriana (Helicobacterpylori); abuso de anti-inflamatórios; avanço da idade; abuso de álcool e drogas; e doenças autoimunes e HIV. Como podemos observar, muitos desses fatores, proporcionalmente, parecem até mais graves do que a gastrite, nos fazendo acreditar que não precisamos nos preocupar tanto assim.

Mas isso não é verdade. A gastrite pode ser uma doença bastante perigosa se não tratada. Em casos mais graves, ela pode provocar sangramento nas paredes do estômago, que pode evoluir para problemas ainda mais sérios. Por isso, se você sofre com esses sintomas de queimação, azia e dores abdominais, e esses sintomas são frequentes, é hora de procurar um especialista.

Além disso, você também pode ajudar a diminuir esses sintomas. A gastrite responde a alguns estímulos comuns que você pode evitar, como o estresse, álcool e outros vícios. Comer de forma mais balanceada, assim como evitar alimentos que possam irritar o estômago, também é bastante útil para amenizar os sintomas.

No entanto, é importante frisar que a gastrite é uma doença, e por isso só pode ser diagnosticada e tratada por um médico. Os tratamentos e medicamentos aplicados contra a doença podem variar bastante de acordo suas principais causas, e isso só pode ser apontado através de minuciosos exames.

Caso você sofra com gastrite, entre em contato com a GASTROMED e saiba mais sobre a doença.