Gastrite

A gastrite é um mal bastante comumdo nosso tempo. Como se trata de uma doença multifatorial, existem inúmeros motivos que podem fazer com que ela apareça. E por ser uma doença tão comum acredita-se que ela não deva ser motivo de grande preocupação. Isso é um erro.

A gastrite se caracteriza como uma inflamação, infecção ou erosão da mucosa que reveste o estômago, aonde os ácidos e sucos digestivos dentro dele provoquem danos ao tecido.Entre as principais razões de seu surgimento incluem-se: Infecção bacteriana (Helicobacterpylori); abuso de anti-inflamatórios; idade avançada; abuso de álcool e drogas e café; doenças autoimunes e HIV, além do estres

Ela também se manifesta de formas diferentes, podendo provocar crises curtas e intensas (aguda), ou permanecer como um incômodo contínuo (crônica). Entre seus principais sintomas incluem-se: Indigestão, queimação e azia, náuseas, vômitos, perda de apetite e dores abdominais.

A gastrite, em casos mais graves, pode provocar sangramento nas paredes do estômago. Nesse caso, se você sofre com a doença, fique atento a fezes ou vômito com sangue. Tratam-se de sérios indicadores de que a condição está avançando.

Entre os exames possíveis para detectar a doença, o médico pode realizar uma avaliação do histórico familiar, assim como endoscopias e raios-x. Para a detecção específica da bactéria Helicobacterpylori, exames de sangue e testes respiratórios específicos podem ser requisitados, pois ela pode progredir para ferimentos sérios no estômago.

Entre os tratamentos sugeridos, uma mudança de hábitos é a melhor alternativa. Evitar estresse, álcool e outros vícios, comer de forma mais balanceada, assim como evitar alimentos que possam irritar o estômago.

No entanto, é importante frisar que a gastrite é uma doença, e por isso só pode ser diagnosticada e tratada por um médico. Os tratamentos e medicamentos aplicados contra a doença podem variar bastante de acordo suas principais causas, e isso só pode ser apontado através de minuciosos exames.

Caso você sofra com gastrite, entre em contato com a GASTROMED-Instituto Zilberstein e saiba mais sobre a doença.



WhatsApp chat