Gastromed | Fases das Alimentação Pós Cirurgia Bariátrica
 
blank

Fases das Alimentação Pós Cirurgia Bariátrica

Após a cirurgia bariátrica o paciente deve readequar o seu cardápio com inserção gradual de alimentos e suas consistências. 

As fases da alimentação pós-cirurgia bariátrica são feitas unicamente para a recuperação do sistema digestivo, uma vez que ele foi alterado pelo objetivo de diminuir a quantidade tolerada.

1° Fase: Durante o período de 3 a 10 dias é iniciado o processo da dieta líquida clara. São consumidas em média cerca de 20 e 50ml a cada 30 minutos de sucos (leves); legumes cozidos e caldos.

2° Fase: Após o período da dieta líquida clara, é iniciado a fase dieta líquida completa ou cremosa. Seus alimentos consistem em leites, iogurtes, sopas cremosas e batidas em processadores, sendo permitido o consumo de gelatina.

3° Fase: Nesta fase o paciente já está pronto para consumir alimentos mais pastosos e exercitar o maxilar. Seus alimentos de regra consistem em purês, papa de arroz, polenta e legumes esmagados e que o consumo seja em torno de 75g ao dia. 

4° Fase: É iniciado a preparação completa da reintrodução alimentar. Com todo o processo de mastigação já feito, o paciente poderá consumir arroz, sopas, carnes fiadas, frutas sem cascas e bagaço. 

Após a fase 4 é iniciada a fase de readaptação vitalícia, o paciente poderá consumir todos os alimentos.

Ficou com dúvida ou quer saber um pouco mais sobre como é feito o processo de nutrição pós-operatório? Entre em contato com um de nossos especialistas para mais detalhes!