Gastromed | Existe garantia de que eu vou emagrecer com o balão gástrico?
 
blank

Existe garantia de que eu vou emagrecer com o balão gástrico?

Será que existe a garantia que o paciente emagrece com o balão gástrico?

Este procedimento bariátrico é realizado através de uma técnica de endoscopia, onde o profissional da área coloca uma prótese no estômago do paciente. De acordo com estudos científicos, o resultado esperado é de uma perda média de 20% do peso corporal total.

 

É indicado para quem não deseja algo invasivo, pois nada mais é que um balão insuflado com fluidos que preenchem o estomago aumentando a sensação de saciedade e reduzindo a quantidade de comida ingerida.

 

A indicação é para pacientes com IMC acima de 27 para aqueles pacientes que têm a preferência pela não realização de cirurgia ou que apresentam alto risco cirúrgico.

 

O tratamento induz a sensação de saciedade através do:

 

–  Preenchimento parcial do estômago com o balão; 


– Liberação de alguns hormônios hipotalâmicos que causam saciedade.


– Realiza uma leve compressão nas paredes do estômago que estimulam os receptores que “avisam” ao cérebro que o paciente se encontra saciado.


Dieta e atividade física

 

Como o balão fica de 6 meses até 1 ano dentro do estômago existe uma prescrição de dieta que deve ser seguida para que o processo de emagrecimento seja efetivo. 

 

A prática de exercícios físicos é permitida sem nenhuma restrição, além de auxiliar na redução do peso de quem está no tratamento.

 

O acompanhamento nutricional é ideal para que alimentação seja feita corretamente durante o tratamento. 

 

Então não se esqueça de fazer tudo conforme o médico recomendou, se tudo for seguido da forma correta, o emagrecimento acontecerá. 

Para saber mais sobre balão intragástrico, entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta.