Ecocardiograma

Ecocardiograma é um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração. Os resultados são mais detalhados e não expõem o paciente à radiação, tornando-o mais seguro. O aparelho capta as ondas sonoras emitidas por todas as partes do órgão e, em seguida, as transforma em imagens. Elas são exibidas em um monitor de modo que o médico possa analisar todas as características do coração.

 

Com as imagens é possível medir o tamanho do coração, analisar a força do bombeamento de sangue e o mapeamento em cores do fluxo sanguíneo. Dessa forma é possível identificar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas, o que ajuda a entender se está ocorrendo um alargamento ou estreitamento das valvas cardíacas.

 

Tipos de ecocardiograma

 

Transtorácico (ETT)

 

Forma mais comum do exame, neste as imagens do coração são obtidas ao deslizar o transdutor sobre diferentes regiões do peito ou da parede abdominal do paciente.

 

O exame pode ser solicitado para acompanhar e diagnosticar cardiopatias congênitas, observar o funcionamento do coração após infarto e acompanhar o feto durante a gravidez, por exemplo.

 

Sob estresse

 

Quando o exame é realizado antes e depois de o coração do paciente ser exposto a uma situação de estresse, seja ao fazer uma atividade física ou pela injeção de um medicamento que faz o órgão bater mais forte e rápido. Assim, pode identificar e monitorar a redução do fluxo sanguíneo. Normalmente, o teste é feito para descobrir se existe um caso de doença arterial coronariana.

 

Com doppler

 

Permite observar a circulação de sangue por meio das câmaras do coração, válvulas cardíacas e vasos sanguíneos. A circulação reflete ondas sonoras para o aparelho de ultrassom, em seguida o computador mede a direção e a velocidade do sangue que está fluindo.

 

Este tipo de ecocardiograma pode complementar outros tipos de exame para avaliar a velocidade com que o sangue flui pelo coração, a pressão sanguínea e a velocidade do sangue dentro das válvulas cardíacas.

 

Transesofágico (ETE)

 

Nesse caso, o transdutor de alta frequência é colado no interior do esôfago, na altura do coração, com uma sonda de fibra óptica. Dessa maneira, é possível exames, de forma mais apurada, estruturas cardíacas específicas.

 

O exame pode ser realizado para monitorar o coração durante uma cirurgia, procurar massas e tumores intracardíacos e diagnosticar doença cardioembólica, por exemplo.

 

Unidimensional e bidimensional

 

O primeiro é utilizado, principalmente, para medir os diâmetros das câmaras cardíacas e a espessura miocárdica. Já o segundo permite transformar as imagens em figuras dimensionais, o que possibilita uma melhor avaliação anatômica.

 

Contraindicação do ecocardiograma

 

O exame não é recomendado para pessoas com doenças graves de esôfago como, por exemplo, câncer ou estenose esofágica.

Contato

WhatsApp chat