Nefrologia

Nefrologia é a especialidade médica voltada para o diagnóstico e tratamento clínico de doenças que afetam o sistema urinário, sobretudo os rins. Além disso, também é responsável por orientar o paciente sobre como manter boas condições de saúde, de modo que não desenvolva mais problemas relacionados a este órgão.

 

Principais funções da nefrologia

 

A especialidade é capaz de diagnosticar, tratar e prevenir condições como:

 

  • Doenças renais;
  • Hipertensão arterial;
  • Infecções urinárias;
  • Nefrites;
  • Pedra dos rins;
  • Doenças renais císticas;
  • Doença renal crônica;
  • Lesão renal aguda.

 

Além disso, transplante renal, hemodiálise e diálise peritoneal também fazem parte das atividades da nefrologia.

 

Tratamento de doenças renais

 

Em muitos casos, as patologias que atingem os rins são gerais, como, por exemplo, diabetes, hipertensão arterial e doenças imunológicas que causam lesões. Além disso, a utilização recorrente de alguns medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, também pode provocar problemas renais. No entanto, se não forem diagnosticadas precocemente e tratadas de forma correta, podem resultar na perda progressiva das funções dos rins e evoluir para uma insuficiência renal crônica.

 

Então, em casos de problemas irreversíveis, geralmente, o único tratamento possível é o transplante, feito com o acompanhamento de um especialista em nefrologia. Medicamentos, mudança na dieta e hemodiálise também são formas de tratamento para ajudar no funcionamento dos rins e no processo de purificação do sangue.

 

Existe um ramo da especialidade chamado nefrologia pediátrica, que cuida de bebês, crianças e adolescentes com problemas renais. A Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda que, a partir dos 40 anos os pacientes se consultem, pelo menos, uma vez ao ano com um nefrologista e façam exames de dosagem da creatinina no sangue e exame de urina.

 

Além disso, pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de doenças renais, pedras nos rins, nefrites ou infecção na infância devem se consultar e ter um tratamento contínuo com um nefrologista.

Contato

WhatsApp chat