Infectologia

Infectologia é o ramo da medicina que estuda, diagnostica, trata e previne doenças infecciosas agudas e crônicas. Elas podem ser causadas por vírus, fungos, bactérias, protozoários e outros microrganismos. Ao contrário de outras especialidades, esta não cuida de um sistema ou órgão específico, mas, sim, dos mecanismos da inflamação e das infecções, da resistência microbiana, da relação hospedeiro-parasita e do uso adequado de antimicrobianos.

 

Quando procurar um profissional de infectologia?

 

Em geral, as pessoas costumam se preocupar com infecções quando apresentam algum sintoma. É neste momento que devem procurar um profissional. As principais manifestações são:

 

  • Febre alta e persistente;
  • Dores pelo corpo;
  • Secreções nasais;
  • Erupções de pele;
  • Sintomas respiratórios persistentes.

 

Tipos de infecção

 

As doenças infectocontagiosas são classificadas em crônicas e agudas.

 

  • Crônica: são doenças que não têm cura, mas existe tratamento para mantê-las controladas. Em muitos casos, o paciente passa anos sem ter conhecimento da existência de um problema e só descobre quando realiza algum exame de rotina. Entre os exemplos desse tipo de infecção estão o HIV e a hepatite;

 

  • Aguda: são doenças que podem ser curadas. Os sintomas mais comuns são dor de garganta e alterações na pele, bem como sinais inflamatórios como vermelhidão, calor local, febre, drenagem e secreção purulenta.

 

Doenças tratadas pelo infectologista

 

Além das doenças crônicas já citadas, a infectologia também trata e acompanha casos de IST’s, bem como infecções transmitidas por animais, chamadas zoonoses, e por mosquitos, como, por exemplo, dengue, Zika, febre amarela, malária e Chikungunya.

 

Infecção urinária, gripe, meningite, pneumonia, tuberculose, candidíase, herpes, rubéola, doença de chagas, micoses de unha e furunculoses também estão na extensa lista de doenças tratadas por esta especialidade.

 

Às vezes, conforme o caso, o infectologista indicará que o acompanhamento da doença seja feito em conjunto a outro profissional de uma especialidade relacionada à área da infecção. Principalmente quando existe a necessidade de um procedimento cirúrgico para o tratamento adequado do problema.

Contato

WhatsApp chat