Gastromed | Endocrinologista
 
blank

Endocrinologista

Qual é o melhor momento para visitar um endocrinologista?

Ao contrário de doenças causadas por vírus e bactérias, as pessoas podem perceber problemas endocrinológicos através de mudanças de aspecto na aparência e na forma do corpo. Isso porque alterações metabólicas repentinas, causadas por problemas endocrinológicos, podem fazer com que o corpo, por exemplo, ganhe ou perca muito peso sem motivo aparente ou relacionado à alimentação.

Outros problemas endocrinológicos incluem problemas de crescimento ou o surgimento de pelos excessivos. Mas também é possível sofrer com sintomas que não fisicamente aparentes, como por exemplo, sintomas psíquicos que também podem acontecer devido a desordens metabólicas e hormonais.

Portanto, o Endocrinologista é o profissional médico que cuida frequentemente de um conjunto de doenças e distúrbios que, aos olhos leigos, parecem desconectadas, como a obesidade e o excesso de pelos, problemas de crescimento e o diabetes.

Através de exames clínicos e laboratoriais, o endocrinologista pode verificar se o funcionamento hormonal do corpo está dentro dos padrões adequados, garantindo que os tratamentos sejam feitos da maneira mais saudável. Ele pode inclusive trabalhar com o nutricionista para esse fim, ajustando a dieta do paciente para oferecer os nutrientes necessários desse processo.

Com todas essas informações, resta saber: O que estuda o endocrinologista?

Um endocrinologista trabalha para detectar e diagnosticar doenças como diabetes, alterações tireoidianas, obesidade, doenças ósseas, relacionadas às glândulas adrenais e à hipófise. Qual é o elo em comum estudado por esse especialista? A glândulas do nosso corpo.

Todos já ouvimos falar de hormônios. Eles são responsáveis por uma parte considerável das funções metabólicas do corpo. O funcionamento de muitos órgãos importantíssimos, como o cérebro e o coração, depende do trabalho adequado deles. Quando isso não acontece, devido à baixa ou excessiva produção, ou má distribuição, podemos estar sofrendo com uma série de doenças que prejudicam nossa saúde e afetam nossa qualidade de vida.

Esses hormônios têm origem em nossas glândulas. É um fato que os hormônios são conhecidos pelo grande público por algumas funções específicas, como alterações de humor ou o período do crescimento. Mas a realidade é que sua importância para o corpo é muito mais abrangente, e cuidar do bom funcionamento das glândulas e da produção e distribuição dos hormônios é essencial para nossa saúde.

Esse é o trabalho do endocrinologista. Investigar o trabalho das glândulas e dos hormônios no corpo para buscar benefícios globais, que podem tanto prevenir e curar doenças como também melhorar nosso bem-estar e qualidade de vida.

Visite um endocrinologista. Entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta com um de nossos especialistas.