Gastromed | Distúrbios digestivos
 
blank

Distúrbios digestivos

Um distúrbio digestivo, ou gastrointestinal, é qualquer problema que acometa o sistema digestivo humano. Esse sistema, como se sabe, compreende um grande número de órgãos, incluindo alguns vitais, como o fígado, estômago e intestinos, além de outras regiões importantes e sensíveis, como o esôfago.

Por ser um sistema tão grande e complexo, existe uma série de problemas que podem surgir nesses órgãos, variando bastante em intensidade e periculosidade. Entre esses problemas, existem aqueles que são mais frequentes. Embora bastante incômodos, muitos deles, felizmente, não oferecem risco à vida. Vamos conhecer alguns deles:

Gastrite: A gastrite se caracteriza como uma inflamação, infecção ou erosão da mucosa que reveste o estômago, fazendo com que os ácidos sucos digestivos dentro dele provoquem danos ao tecido. Entre seus principais sintomas incluem-se: Indigestão, queimação e azia, náuseas, vômitos, perda de apetite e dores abdominais.

Refluxo: Na passagem do esôfago para o estômago, existe um esfíncter que ajuda a regular a entrada de material para o segundo, realizando uma função de proteção. Quando esse esfíncter não funciona corretamente, e as substâncias ácidas que existem no estômago sobem de volta para o esôfago, provocam sensações de azia e queimação. Isso é o refluxo.

Azia: Costuma ocorrer por conta dos excessos ou ausências que impomos ao corpo no nosso dia-a-dia. Seja por hábitos ruins, como o consumo de álcool e cigarro, seja por uma alimentação cheia de elementos de difícil digestão como a gordura, existem muitos motivos pelos quais nosso estômago pode reagir de forma dolorosa ao que estamos consumindo.

Prisão de ventre: Resultado de uma movimentação intestinal baixa e fraca. Existem inúmeros motivos que podem provocar a constipação em geral, incluindo bloqueios no cólon (intestino grosso) ou no reto, fissura anal, tumores ou alterações funcionais do cólon ou do reto, ou condições hormonais anormais, como o hipotireoidismo.

Diarreia: Diarreias nem sempre são sintomas de uma doença. Algumas causas comuns são uma dieta líquida, intoxicação ou intolerância alimentar, estresse, ansiedade ou uso de laxantes.

Dispepsia: É uma sensação de dor ou desconforto na parte superior do abdome; muitas vezes é recorrente. Pode ser descrita como indigestão, gases, saciedade precoce, empachamento pós-prandial, sensação de corrosão interna ou queimação.

É importante frisar que embora esses distúrbios raramente sejam perigosos, não significam que não possam se tornar. Alguns problemas, como o refluxo, podem tornar o esôfago mais suscetível ao câncer. Outros, como a diarreia, ainda são causa de morte em locais sem atendimento médico adequado. Portanto, todos precisam ser diagnosticados e tratados o quanto antes.

Para saber mais sobre distúrbios digestivos, entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta.