Gastromed | Diferentes técnicas de Cirurgia bariátrica
 
blank

Diferentes técnicas de Cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica se tornou a grande esperança de muitas pessoas que sofrem com problemas de obesidade. Sua grande eficiência faz com faz com que ela seja uma das principais opções de emagrecimento quando o sobrepeso começa a ameaçar a saúde e o bem-estar do paciente.

O que preocupa muitas pessoas é o valor desse procedimento. De fato, trata-se de um procedimento complexo, que exige a atuação de médicos especialistas. Portanto, o custo disso é um questionamento levantado com frequência.

No entanto, não existe uma única resposta para isso. O valor de uma cirurgia bariátrica depende do tipo de cirurgia que é realizada. Existem três tipos principais de cirurgias bariátricas. São elas:

Restritivas: São as operações bariátricas que restringem a quantidade de alimentos, a serem ingeridos, induzindo o processo de emagrecimento. Isso porque ao realizar essa restrição quantitativa, o procedimento permite que o paciente além de comer menos, se sacie com mais facilidade durante as refeições. Esse tipo de procedimento tira a sensação de fome. A técnica mais empregada é conhecida como “gastrectomia vertical” ou “sleeve”

Disabsortivas: Essas técnicas, além de alterar o tamanho e a capacidade do estômago em receber alimentos, mexe com o intestino delgado, trabalhando com uma mudança drástica na absorção dos alimentos. Técnicas diabsortivas também são conhecidas como cirurgias de “desvio duodenal” ou “duodenal-switch” ou técnica de Scopinaro.

Técnicas mistas: Como o próprio nome explica, são cirurgias que utilizam aspectos das técnicas anteriores, ou seja, realiza uma restrição na capacidade do paciente de receber o alimento pelo estômago, assim como também realiza um desvio curto do intestino com discreta má absorção de alimentos. É também chamada de cirurgia de “by-pass gástrico” ou cirurgia de “Fobi-Capella”. Suas taxas de sucesso são altas, assim como a satisfação dos pacientes.

A decisão do tipo de cirurgia a ser realizada depende da avaliação do médico, que fará a sugestão de acordo com as condições clínicas e concordância do paciente.

A GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN possui especialistas altamente qualificados para realizar esse tipo de procedimento. Entre em contato conosco e agende sua consulta.