Gastromed | Cólicas biliares
 
blank

Cólicas biliares

A vesícula biliar recebe esse nome pois é responsável por armazenar uma substância chamada bile. A bile, por sua vez, tem a função de auxiliar na digestão de alimentos. Existem situações que podem provocar a solidificação da bile, e esse material, quando sólido, age como um mineral, formando verdadeiras pedras. Isso não apenas fere e provoca dor, como pode obstruir o esvaziamento da vesícula biliar.

As pedras na vesícula não possuem exatamente um padrão na sua formação – de fato, alguns pacientes possuem e nem percebem. Entretanto, elas podem se formar em grande número e existem registros de pedras que chegam a grandes dimensões. Além disso, a obstrução da sua passagem para o intestino pode até mesmo provocar rupturas.

As pedras na vesícula podem ser uma grande ameaça à saúde do paciente. Curiosamente, apesar do perigo que representam à saúde, as pedras na vesícula são mais temidas pelo público devido ao seu principal sintoma: dores agudas, intensas e debilitantes. Chamadas de cólica biliar, essas dores não apenas prejudicam a qualidade de vida do paciente. Sua intensidade pode derrubar qualquer um, a qualquer momento.

Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 2h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile. É comum que muitas pessoas tratem apenas a dor, tomando analgésicos leves. Embora eles funcionem contra a dor, eles apenas mascaram o problema, que deve ser diagnosticado o quanto antes e tratado.

Felizmente existem muitas opções de tratamento para esse problema. Como é de conhecimento comum que a remoção da vesícula não representa uma ameaça para a vida do paciente, muitos já optam por tirá-la e acabar com o problema de uma vez por todas. No entanto, é preciso moderação, e explorar alternativas para solucionar o problema de forma menos invasiva.

A cirurgia de remoção do órgão é uma opção quando as cólicas e a manifestação de má digestão se tornam constantes. Também em outras condições como pacientes diabéticos, há indicação para a remoção da vesícula.  Também a operação está indicada quando estas pedras estão há muitos anos, pelo risco de câncer da vesícula.

A operação hoje em dia, geralmente é muito simples e a recuperação rápida é excelente.

A GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN tem especialistas altamente qualificados para diagnosticar e tratar formação de cálculos na vesícula. Entre em contato conosco e agende sua consulta.