Gastromed | Avaliação Pré-Operatória
 

Avaliação Pré-Operatória

blank
Avaliação Clínica

 

O paciente deverá realizar, no período pré-operatório, minuciosa avaliação clínica, a começar pelo endocrinologista que, entre outras coisas, irá pesquisar distúrbios hormonais, síndromes genéticas ou adquiridas que causam obesidade, distúrbios metabólicos, estado de tolerância à glicose (diabetes), etc. O endocrinologista é o especialista que mais lida com o obeso e é, portanto, um dos principais elos da equipe. Além do endocrinologista, outros especialistas, como cardiologista e pneumologista irão avaliar a função cardiovascular e respiratória, além da situação clínica geral. Serão realizados, de maneira regular, exames como endoscopia digestiva, radiografia de tórax, espirometria, prova de esforço e ultrassonografia do abdômen.

 

Avaliação Nutricional

 

O candidato à cirurgia bariátrica deverá passar por uma avaliação nutricional obrigatória, onde serão feitas medidas do peso, da distribuição e do percentual de gordura corpórea. Será também documentado o padrão alimentar e outros distúrbios nutricionais que porventura existam. O paciente também é orientado quanto a todas as mudanças que seus hábitos alimentares irão sofrer, bem como os alimentos que deverão ou não ser utilizados. Este acompanhamento deverá ser continuado durante todo o período pós-operatório, com mais freqüência nos primeiros seis meses.

 

Avaliação Psicológica

 

A avaliação psicológica também é uma etapa fundamental. De acordo com o perfil psicológico do indivíduo, este poderá ser excluído do tratamento, ou ser orientado a fazer um tratamento psicoterapêutico antes e/ou após a cirurgia, tratando distúrbios emocionais que tenham contribuído para a instalação da obesidade, ou que tenham surgido em conseqüência desta.

 

É indispensável que o paciente tenha a intenção de mudar seu hábitos de vida e que permaneça sob o acompanhamento multidisciplinar e psicológica. O acompanhamento psicológico irá ajudar a traçar metas realistas quanto à perda de peso e a imagem futura e auxiliar na reintegração do indivíduo com o meio em que vive e consigo mesmo.

A missão da GASTROMED –INSTITUTO ZILBERSTEIN é sempre cuidar do bem-estardos seus pacientes. Por isso, disponibilizamos para nossos pacientes o nosso próprio centro cirúrgico, que é um recurso oferecido em pouquíssimos lugares da cidade de São Paulo. É uma exclusividade que garante ao paciente conforto, segurança e praticidadena hora de realizar procedimentos cirúrgicos!