Gastromed | Câncer do APARELHO digestivo
 
blank

Câncer do APARELHO digestivo

Quando falamos de câncer no sistema digestivo, nos referimos a todos os tipos de câncer que afetam os órgãos e região do sistema digestivo, da boca até o ânus. Entre os mais comuns estão o câncer de esôfago, estômago, intestino grosso, reto e fígado, mas também podem incluir vias biliares, pâncreas, entre outros.

Como todo tipo de câncer, suas causas não são completamente definidas, e podem surgir por diversos fatores. Elas podem incluir tanto fatores hereditários quanto ambientais e alimentares. Também por isso, examinar esses aspectos do histórico do paciente são essenciais para realizar um diagnóstico preciso da doença, já que muitas vezes os sintomas gerais dos tipos de câncer tendem a se confundir com outros problemas comuns.

Além da hereditariedade, os fatores ambientais que podem propiciar o surgimento de um câncer digestivo incluem um grande número de maus hábitos comuns, inclusive alimentares, como tomar bebidas muito quentes, comer alimentos conservados e ingerir muita carne vermelha processada, como defumados, embutidos e frios, assim como uma dieta pobre em fibras.

Entre outros, o avanço da idade e a obesidade, também podem contribuir. Entretanto, é preciso apontar que o consumo de álcool e cigarro ainda são os principais fatores associados ao câncer, não apenas digestivo, mas como um todo. Por isso, é imprescindível abandonar esses hábitos, tanto para quem precisa lutar contra a doença quanto para que quer evita-la.

Como dito anteriormente, os sintomas dessas doenças podem demorar a serem identificados, e mesmo quando são, podem ser confundidos. Entre os mais comuns dessas doenças no geral, podemos apontar:

  • Emagrecer abruptamente sem estar de dieta;
  • Dor enquanto come;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sangue nas fezes;
  • Anemia ou cansaço sem esforço.

Conforme afirmamos anteriormente, identifica-lo no início aumenta bastante as chances de cura. Além disso, cultivar bons hábitos alimentares e evitar vícios também colabora no combate e prevenção à doença.Como é de conhecimento comum, o câncer pode ser curado. Se identificado no início, o câncer pode ser tratado através de procedimentos endoscópicos, evitando cirurgias invasivas ou tratamentos radiológicos e químicos desgastantes.

Por todos esses motivos, é importante manter sua saúde e seu conhecimento sobre seu corpo em dia. Fale com seu médico. A vigilância é melhor alternativa contra o câncer do sistema digestivo. Os profissionais da GASTROMED Instituto Zilberstein estão sempre prontos para atendê-los.

Entre em contato conosco e agende sua consulta.