Balão Intragástrico

Quando se pensa em perda rápida e eficiente de peso para casos de obesidade, a primeira memória de muitas pessoas é a cirurgia bariátrica. Entretanto, a cirurgia bariátrica é bastante invasiva e, por isso, reservada apenas para casos muito graves. Mas existe uma boa alternativa para emagrecer de forma eficiente sem a necessidade de cirurgia: o balão intragástrico.

A inserção do balão é feita através de um procedimento endoscópico, onde ele é posicionado no estômago e depois inflado com uma substância específica para isso. O balão também oferece um efeito restritivo que diminui a saciedade, consequentemente promovendo a perda de peso. Dessa forma, não há nenhum tipo de incisão no corpo.

Muitas pessoas quando ouvem sobre o balão duvidam de sua consistência e resistência. Afinal, o ambiente estomacal, cheio de elementos digestores, pode ser bastante hostil. Mas é uma dúvida desnecessária. Criado especificamente para essa função, o balão intragástrico é feito de silicone extremamente resistente para suportar o hostil ambiente estomacal por mais de 6 meses. Após ser inserido, ele é preenchido por um soro fisiológico, passando então a realizar seu efeito limitante.

A perda de peso promovida pelo balão gira em torno de 20%. Em muitos casos relatados, esse valor chega até 30%. É preciso frisar que o balão só surtirá esse efeito benéfico se o paciente seguir corretamente as orientações médicas e nutricionais. No entanto, nesse aspecto, ele oferece uma vantagem em relação à cirurgia bariátrica: A mudança comportamental que ele ajuda a fazer através da promoção de uma reeducação alimentar é mais fácil.

O balão é temporário e totalmente reversível, se necessário. Caso o médico acredite ser necessário, ou o paciente deseje, o balão pode ser removido e o tratamento interrompido. Além disso, diferentemente de uma cirurgia, esse procedimento pode ser feito mais de uma vez e quantas vezes o médico achar necessário.

Quer saber mais sobre o balão intragástrico? Entre em contato com a GASTROMED e agende sua consulta.