Gastromed | A Gastroplastia Endoscópica é um processo reversível?
 
blank

A Gastroplastia Endoscópica é um processo reversível?

A cirurgia bariátrica provoca uma mudança súbita e intensa no corpo, de tal forma que, mesmo após ser realizada, o paciente ainda precisa de acompanhamento nutricional e psicológico para se acostumar à nova forma. Por esses motivos, a bariátrica é reservada apenas aos casos mais extremos de obesidade.

Isso significa que devemos esperar chegar a esse ponto para buscar alternativas? 

De forma alguma. Existem hoje muitas alternativas excelentes para conter o processo de ganho de peso antes que ele atinja proporções perigosas. Uma delas é a gastroplastia endoscópica.

Nesse procedimento, realiza-se uma sutura no estômago que reduz a capacidade do órgão de receber alimentos, fazendo com que o paciente se sinta saciado com mais facilidade ao se alimentar.

É um procedimento restritivo simples e bastante seguro, já que, como dito, é feito através de uma endoscopia. Ou seja, ao contrário de procedimentos como a cirurgia bariátrica, um procedimento que é invasivo por utilizar incisões, a gastroplastia endoscópica é feita utilizando os orifícios naturais do corpo, diminuindo muito o risco de complicações e facilitando a recuperação.

É uma maneira de controlar a doença antes que ela se torne mais problemática, ou seja, preservando a saúde do paciente. Esse procedimento também é bastante útil quando se trata do auxílio no tratamento em caso de reganho de peso após o “bypass” gástrico e a gastrectomia vertical.

É preciso frisar um detalhe importante sobre a gastroplastia: A técnica não é reversível. Trata-se de um procedimento permanente. 

Mas o paciente deve ficar atento. É preciso reforçar que, embora seja um procedimento eficiente, isso não significa que ele não precisará se esforçar: como em qualquer outro processo de emagrecimento, o acompanhamento de outros profissionais, como nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, se faz necessário para garantir um emagrecimento duradouro.

Quer saber mais sobre obesidade e a gastroplastia endoscópica? Entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta.