Cirurgia da obesidade – Vou poder comer como antes, mas sem engordar?

As cirurgias bariátricas são uma solução contemporânea para contornar o problema da obesidade. É um fato que a obesidade pode se tornar um problema crônico, difícil de ser contornado, já que cria um ciclo vicioso de maus hábitos e má alimentação. Inúmeras pessoas acabam encontrando na cirurgia bariátrica uma maneira de romper esse ciclo – a interrupção de um dos fatores que mais dificultam a melhora.

 

No entanto, muitas pessoas apelam para a cirurgia com base em uma má compreensão do procedimento, acreditando que ele sozinho pode resolver o problema da obesidade. Ou, alternativamente, a cirurgia acaba não ajudando em outro aspecto que também agrava o problema: a questão psicológica. Nossa relação com a comida não é uma apenas de subsistência; comemos porque queremos e gostamos.

 

É preciso manter em mente que nenhuma cirurgia bariátrica será realmente eficiente se, além do corpo, a mente também não for modificada. As cirurgias prescindem de reeducação e manutenção alimentar e física para que os resultados sejam efetivos. Ou seja, reduzir o peso é mais do que amarrar ou grampear o estômago – significa entender que não é possível nem recomendável comer como antes.

 

Não apenas em quantidade, mas em qualidade – muitas pessoas que sofrem com obesidade passam por essa situação por manterem uma dieta rica em gorduras saturadas e açúcares, consumindo muito mais reservas de energia do que jamais poderiam gastar. Não somente isso, mas normalmente são alimentos pobres em nutrientes variados, obrigando o corpo a forçar um limite no acúmulo de energia – na forma de gordura.

 

Dessa forma, ao término de cada cirurgia o paciente é encaminhado para o acompanhamento nutricional – e este deve entender que esse acompanhamento é tão importante quanto a cirurgia em si. Incluindo no cardápio frutas, verduras, legumes, carnes magras, pães integrais e sucos, além de comer de forma mais comedida e com mais frequência – e de 3 em 3 horas – o efeito da bariátrica durará tanto quanto possível.

 

A GASTROMED está pronta para tirar quaisquer dúvidas sobre a cirurgia bariátrica e problemas relacionados à obesidade. Entre em contato e agende sua consulta.

🎓 Processo Seletivo 2026

Estágio em Regime de Residência Médica
Cirurgia do Aparelho Digestivo

  • Pré-requisito: Título de especialista em Cirurgia Geral ou em vias de obtenção em 2026
  • Duração: 2 anos
  • Vagas: 2

📅 Prova e entrevista: 12/02/2026
📍 Local: Gastromed – Instituto Zilberstein
Av. Nove de Julho, 4440 – Jardim Paulista, São Paulo

💻 Inscrições online até: 08/02/2026
💰 Taxa: R$150,00

📧 gerenciageral2014@gmail.com
🌐 www.gastromed.com.br

🔹 Programa reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Saiba mais