Plasma de argônio e reeducação alimentar

Muitas vezes, a cirurgia bariátrica pode “perder o efeito” quando, após o procedimento, o paciente não consegue se adequar devidamente às novas condições físicas, mantendo uma alimentação que não condiz com o novo estômago. Isso provoca frustração e dificulta a recuperação.

Uma alternativa médica é a utilização de um processo chamado “aplicação de  plasma de argônio”. Esse procedimento é realizado através de uma endoscopia, onde um tubo é introduzido via oral para alcançar a anastomose, que é a emenda feita entre o estômago e o intestino. É a sua dilatação que provoca a sensação de pouca saciedade no paciente.

O uso do plasma é bastante eficiente. A fulguração da anastomose devolve a capacidade do paciente de se sentir satisfeito após se alimentar e, sendo um procedimento endoscópico, ele utiliza apenas uma sedação, o que o torna muito menos traumático do que a própria cirurgia bariátrica em si.

Entretanto, é importantíssimo frisar: um dos maiores motivos pelos quais uma cirurgia bariátrica pode falhar é porque o paciente não se adequa a uma nova alimentação. Por isso, após a aplicação do plasma de argônio, o médico encaminhará o paciente para um nutricionista, e o trabalho desse profissional é essencial.

O paciente que passou pela cirurgia bariátrica deve estar consciente de que essa operação muda apenas o corpo e não a mente. Ao ser encaminhado ao nutricionista, deve-se prestar muita atenção e seguir à risca a dieta, para que os efeitos da operação, assim como do plasma de argônio, não sejam perdidos no meio do caminho.

Na dúvida, algumas dicas simples ajudam: evite alimentos como “fast foods”, refrigerantes, ou saturados com gordura, sal ou açúcar. Tudo isso colabora para o reganho de peso. Invista em uma alimentação saudável e variada, com frutas e alimentos leves, com muitos nutrientes que te ajudem a se sentir saciado sem os excessos dos produtos industrializados.

A GASTROMED está pronta para te ajudar. Para saber mais sobre o plasma de argônio e a reeducação alimentar, entre em contato e agende sua consulta.