Palestras e Congressos

Gastroenterologista traz tecnologia de ponta ao brasil. Ele apresenta a médicos brasileiros o que viu de mais moderno, recentemente, em dois congressos nos EUA

 

O gastroenterologista Prof. Dr. Bruno Zilberstein apresenta, no Gastrão – evento voltado à área de gastroenterologia que acontece em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, de 4 a 7 de julho – as últimas novidades no que tange às doenças relacionadas ao aparelho digestivo.

 

O profissional participou, recentemente, de dois congressos nos Estados Unidos, onde foram discutidos e apresentados casos com soluções modernas e ainda mais eficazes do que os tratamentos atualmente utilizados, o que significa dizer que, ao entrar em uso no país, poderá significar maior percentual de cura e menor número de mortes.

 

No primeiro Congresso, a Semana Digestiva Americana, na cidade de Atlanta,que reúne três das maiores entidades da especialidade e que congregou, nesta edição, cerca de 14 mil médicos do mundo inteiro (300 brasileiros), novas técnicas de cirurgia e endoscopia do aparelho digestivo foram discutidas.

 

Uma técnica interessante, inovadora e que ainda não está em utilização no Brasil é a cápsula que substitui o exame de endoscopia. Através deste procedimento, não existe mais a necessidade de o paciente ser sedado, ter um tubo inserido por seu esôfago e, praticamente, perder um dia de trabalho.

 

Através desta técnica, o paciente engole uma cápsula que registra, tal qual uma endoscopia, tudo o que se passa no tubo digestivo, sem a necessidade de interromper sua funções cotidianas.

 

Outra novidade deste congresso é a correção do refluxo pela endoscopia em vez de processo cirúrgico. Além de beneficiar a todos, é ainda mais apropriado para pacientes idosos. Como toda cirurgia apresenta riscos (por menor que sejam) – ainda mais em pacientes de idade avançada -, a endoscopia torna-se uma alternativa mais segura.

 

O outro congresso que contou com a participação do Prof. Dr. Bruno Zilberstein foi oCongresso Mundial de Câncer Gástrico, em Nova York, restrito a apenas mil médicos do mundo inteiro (80 do Brasil), onde foram discutidos os mais avançados métodos de prevenção e tratamento da enfermidade, cujos protocolos já estão sendo aplicados no Brasil.

 

Através destas novidades, que o médico também pretende apresentar no Gastrão, além de aumentar-se a sobrevida, pode-se atingir a cura – fato que, anos atrás, não se cogitaria para uma doença como o câncer.

 

Prof. Dr. Bruno Zilberstein atendeu convite e proferiu palestra em Congresso realizado em Hong Kong

 

O gastroenterologista e cirurgião de obesidade Prof. Dr. Bruno Zilberstein (professor da USP e diretor da clínica Gastromed) foi convidado a proferir três palestras no Congresso Mundial de Cirurgia Digestiva, realizado em dezembro de 2002 em Hong-Kong.

 

Em sua palestra, os temas abordados foram:

 

  • Cirurgia do Esôfago;
  • Cirurgia do Fígado;
  • Hipertensão portal e cirurgia da obesidade.


WhatsApp chat