Os fios da gastroplastia endoscópica podem soltar

Antes de esclarecermos essa dúvida, vamos esclarecer o que é Gastroplastia Endoscópica e qual a diferença dela para a popular cirurgia bariátrica.

 

A Gastroplastia Endoscópica é um procedimento de redução de estômago levemente invasivo, em que um tubo flexível (endoscópio) é introduzido pela boca do paciente que estará sob anestesia geral. Com ampla visão do estômago, o médico faz suturas, deixando-o com a forma tubular e menor.

 

Uma das principais diferenças entre a Gastroplastia Endoscópica e a cirurgia bariátrica convencional é justamente o fato de não haver corte nem retirada do estômago que é apenas reduzido de tamanho. A Gastroplastia Endoscópica pode ser indicada também para pacientes que desejam perder entre 15 e 20 quilos.

 

Outra diferença é o tempo de recuperação. Devido ao procedimento ser apenas levemente invasivo, o paciente pode ser liberado do hospital a partir de quatro a seis horas após a cirurgia e voltar as atividades habituais nos próximos dias, enquanto a bariátrica requer um tempo de recuperação maior.

 

A Gastroplastia Endoscópica é um procedimento ainda pouco conhecido e que levanta muitas dúvidas, a principal delas é se as suturas podem se soltar.

 

A resposta é que elas permanecem cerca de um mês e, após isso, o estômago se adapta fazendo a fibrose e diminuindo seu tamanho, o que permitirá os efeitos de saciedade precoce, deixando os fios obsoletos.

 

A GASTROMED é uma clínica especializada em cirurgias e procedimentos como esses. Marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas com nosso time de especialistas.