Mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica

Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade atinge 18,9% da população brasileira e o excesso de peso faz parte da vida de 53,8% dos brasileiros. Por conta de números como esses, a procura pela cirurgia bariátrica cresce constantemente, mas, esse procedimento ainda levanta muitas dúvidas. Vamos destacar alguns mitos e verdades sobre essa cirurgia.

 

Mito – Qualquer um pode fazer uma cirurgia bariátrica: para fazer essa cirurgia é preciso ter mais de 16 anos e massa corpórea acima de 40KG/m2 ou entre 35 e 40KG/m2 com doenças como diabetes e hipertensões associadas.

 

Verdade – A pessoa emagrece principalmente nos seis primeiros meses após a cirurgia: o emagrecimento total, por volta de 30 a 50% do peso inicial (dependendo da técnica usada), acontece durante dois anos, porém, nos primeiros seis meses o metabolismo queima mais gordura.

 

Verdade – É preciso fazer exercícios após a cirurgia: os exercícios potencializam o emagrecimento, reduzem a perda de massa muscula e evita que o paciente ganhe peso novamente.

 

Mito – Posso comer de tudo depois da cirurgia sem engordar: é necessário cuidado, apesar do estomago estar menor e a absorção de calorias também, se o paciente não adotar hábitos saudáveis e fazer exercícios, poderá voltar a mesma condição que estava após a cirurgia.

 

Para tirar todas as suas dúvidas referentes à cirurgia bariátrica, procure quem entende do assunto. A Gastromed é especialista e está pronta para atendê-lo. Agende uma consulta!