All fields are required.

Close Appointment form

DEPOIMENTO MÉDICO

icon
DEPOIMENTO MÉDICO

PROF. DR. BRUNO ZILBERSTEIN

Como o senhor analisa o II Encontro Multidisciplinar de Obesidade organizado pela clínica Gastromed?

Esta reunião, voltada aos pacientes operados e àqueles que querem também se submeter a este processo de emagrecimento, foi organizado pela necessidade de troca de idéias e pela necessidade de se passar muito carinho, calor humano e informações que necessitam as pessoas neste processo de recuperação de qualidade de vida. Acreditamos, portanto, serem estes encontros medidas muito importantes na recuperação dos pacientes portadores de obesidade mórbida.

A maioria das pessoas enxerga a questão da cirurgia da obesidade como um tipo só; mas o que se sabe que há três diferentes formas. Gostaria de solicitar ao senhor a análise desta questão.

Cada paciente é um caso. Não há uma forma única para tratar todos. O tratamento da obesidade é multidisciplinar, o que significa dizer que a cirurgia é uma fase do tratamento. Há necessidade de apoio por parte de nutricionistas, psicólogos, anestesista, do cirurgião gástrico e também do cirurgião plástico. Assim como existe a necessidade de uma equipe formada por distintos profissionais, também as formas de operação são diferentes dependendo de cada paciente. Aplicamos, portanto, três modalidades básicas. Uma, que não é cirúrgica, diz respeito à colocação, por endoscopia, do Balão Intragástrico, ou seja, dentro do estômago. Trata-se de um procedimento simples, rápido, indolor, sem necessidade de operação; é como uma endoscopia normal. Só que este procedimento tem indicações precisas e a utilização do balão é por tempo determinado, que nunca é superior a seis meses. Em média, ele pode ser usado por quatro meses. Este procedimento geralmente se destina a pacientes que indicam excesso de peso sem a necessidade e operação e para os que apresentam excesso exagerado de peso que impede que se realize cirurgia de menor porte.O segundo procedimento é destinado a pacientes com peso excessivo, acima dos 180Kg – 200Kg, que é a cirurgia onde é feito um corte no estômago e uma bolsa com sutura mecânica da parte superior do estômago, conhecida como Cirurgia de Capela.

E para os pacientes com peso abaixo dos 180 Kg, nós indicamos um procedimento menos traumático, por videolaparoscopia, ou seja, sem a necessidade de abertura do abdômen, que é a Cirurgia da Banda Gástrica Ajustável. Neste processo, é colocada uma cinta de silicone regulável, ajustável que restringe a quantidade de alimento a ser ingerido.

Estes métodos, indicados, respectivamente, para cada caso analisado, apresentam resultados muito confortáveis e entusiasmantes nos pacientes em que pudemos realizá-los.

O Sr. citou que nestes casos há uma diminuição da quantidade de alimento ingerida. Como fica então a questão dos nutrientes? A pessoa pode correr o risco de absorver menos nutrientes que os necessários e, conseqüentemente, ficar mais fraca?

É por isso que existe a necessidade de orientação nutricional bem dirigida. A nutricionista que faz parte da equipe multidisciplinar programa uma orientação dietética e uma indicação vitamínica com a finalidade de o paciente emagrecer sem se desnutrir.

Qual é a participação da psicologia na equipe multidisciplinar no restabelecimento da saúde e qualidade de vida do paciente?

O psicólogo, ao amparar, orientar e analisar as dificuldade destes pacientes, possibilita a eles aceitar a nova vida, agora com menos angústia, ansiedade e que lhes permita uma alimentação adequada, sem sofrimento pela diminuição da quantidade.

Quais as conseqüências da obesidade mórbida ou severa em pacientes que não têm a preocupação de voltar a seu peso ideal?

Os pacientes portadores de obesidade severa ou mórbida apresentam exatamente este problema, ou seja, a morbidade, ou seja, doenças associadas ao excesso de peso que limitam a qualidade de vida e, pior que isto, encurtam a vida. Calcula-se que, para cada 10 a 20 Kg de excesso de peso, a vida média reduz-se em um ano. Os problemas associados mais comuns são: hipertensão arterial, diabetes, excesso de colesterol, infarto do coração, problemas de derrame cerebral, problemas articulares, varizes e outras doenças igualmente graves.

O Sr. citou qualidade de vida. O que é, para o senhor, uma qualidade de vida ideal?

É poder participar de uma vida social ativa sem restrições e sem ser causa de destaque jocoso. É, por exemplo, poder passar por uma catraca de ônibus, sentar num poltrona de cinema confortavelmente, poder sair quando quiser e ir aos lugares que quiser com a família, poder usar qualquer sanitário, poder ir a qualquer lado sem limitação de vida. Poder entrar em qualquer loja – e não somente em específicas – para comprar o que se almeja e não ter como destaque a sua situação física exarcebada.

Além destes fatores, não sofrer com doenças decorrentes da obesidade, como as citadas na resposta anterior. O diabetes, a hipertensão, as varizes, as dores articulares, por exemplo, com o emagrecimento, melhoram e até mesmo desaparecem. Todo este conjunto de fatores é qualidade de vida.

Além da cirurgia de obesidade, em quais outros campos da área de gastroenterologia onde a clínica Gastromed atua?

A Gastromed é uma clínica especializada em cirurgia do aparelho digestivo. Ela sempre se destacou em utilizar tratamentos de ponta. Como exemplo, citamos o tratamento de um grande número de pacientes portadores de hemorróidas. Aplicamos um método conservador, sem necessidade de anestesia ou cirurgia que cura, em grande número de casos, esta enfermidade. Trata-se do Infrared – a utilização de luz infra-vermelha.

Num outro extremo, atua, na ponta da cirurgia do aparelho digestivo, na área de trasplantes, principalmente no trasplante de fígado.

A cirurgia do câncer do aparelho digestivo é realizado com grande rigor científico, com nossa equipe de cirurgiões oncológicos dando relevante suporte para a melhoria e até a cura deste tipo de doença.

Outro tratamento importante é a cirurgia videolaparoscópica que é a realização dos procedimentos sem a necessidade de abertura do abdômen. Nós praticamos estas operações para o tratamento dos refluxos, da hérnia de hiato, da pedra da vesícula, da diverticulite do intestino, da apendicite e também para problemas de ordem ginecológico. É desta maneira que a Gastromed oferece a pacientes portadores de problemas digestivos oportunidade de cura através de tratamento moderno e eficaz para seus problemas.

Para maiores detalhes, entre em contato clicando aqui.


Related Posts