Como descobrir se tenho apneia do sono

A apneia do sono é um distúrbio que faz a pessoa parar de respirar por alguns segundos diversas vezes durante a noite e pode ser grave. Você pode ter apneia do sono e não estar ciente.

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e cerca de 30% da população adulta sofre de apneia do sono.

 

Ronco, respiração ofegante, sensação de sufocamento ao dormir, sono agitado, sonolência ao longo do dia, dificuldade de concentração e dor de cabeça matinal podem ser sinais de que você tem apneia do sono.

 

Os principais fatores que podem causar a apneia do sono são: excesso de peso, circunferência do pescoço (quanto mais grosso, mais estreita a via respiratória), estreitamento das vias aéreas, histórico familiar, álcool e congestão nasal.

 

Os exames para diagnosticar a apneia do sono costumavam ser feitos em hospitais, com vários fios e sem nenhuma comodidade, mas isso mudou. A Gastromed possui um equipamento simples que o paciente leva para casa, dorme com ele ligado e depois leva os resultados para a avaliação do médico.

 

Essa condição pode ser grave, é necessário procurar ajuda médica. Agende a sua consulta na Gastromed!