Tratamento Endoscópico (Balão Intragástrico)

O Balão Intragástrico consiste em um balão de silicone inflável que é colocado no interior do estômago fazendo com que ocorra uma redução do “volume gástrico vazio”. Determina assim sensação de saciedade precoce e, com isso, diminuição do consumo de alimentos, facilitando a adaptação a uma dieta hipocalórica.

 

É introduzido por endoscopia, sem cirurgia. Entretanto, por seu desgaste natural, deve ser retirado no período de 4 a 6 meses, pois é constituído de material que sofre risco de degradação. Portanto, torna-se método temporário no tratamento da obesidade.

 

É indicado para o tratamento da obesidade a pacientes com peso superior a 40% do seu peso ideal, pacientes que tiveram maus resultados com o tratamento clínico da obesidade (mesmo com um programa de controle multidisciplinar supervisionado) e pacientes superobesos com alto risco cirúrgico, como preparo pré-operatório.

 

Pode substituir tratamentos clínicos com anoxerígenos e seus efeitos colaterais, bem como tratamentos em spas, permitindo ao paciente emagrecer, mantendo-se em suas atividades normais.

 

Sendo retirado, o balão poderá, eventualmente, ser substituído ou o paciente continuar com um regime adequado (caso não seja feita dietoterapia há tendência de recuperar o peso perdido) ou ainda, após reavaliação, ser submetido à Cirurgia Bariátrica.

Contato