Quantos Quilos Se Perde Com a Colocação da Banda e Com a Cirurgia Bariátrica em Geral

Após a colocação da banda, observa-se progressiva perda de peso que vai até cerca de dois anos após a cirurgia, quando o peso tende a se estabilizar.

 

A perda média total é de ± 70 % do excesso de peso, embora sejam freqüentes relatos de perda de 90% a 100%. Nos seis primeiros meses, a perda costuma alcançar ± 40%, com o restante sendo perdido em até dois anos, podendo diminuir um pouco mais até o quarto ano após o procedimento.

 

Em estudos realizados na Suécia e na Áustria, a média de peso pré-operatório, que era de 134 kg (variando de 106 kg a 181 kg) caiu para 80 kg em dois anos, com perda média de 54 kg. Obviamente, a colaboração do doente, ingerindo alimentos de baixo teor calórico e introduzindo a prática do exercício físico, irão aumentar a quantidade de peso perdido, bem como acelerar ainda mais o tempo de retorno à faixa de peso normal. Por outro lado, se não houver um comprometimento do doente no sentido de seguir as orientações médicas, a perda ponderal pode ser bastante comprometida.

 

Outro aspecto extremamente importante é que a velocidade de perda de peso deve ser controlada para se evitar a sensação de mal estar. Esta mesma perda de peso se evidencia nas operações de Fobi-Capela e Scopinaro.

Contato