Cirurgia Bariátrica Entenda os diferentes tipos de procedimento

A cirurgia bariátrica é o procedimento mais eficiente de combate à obesidade. Ao reduzir as dimensões do estômago, é possível limitar em muito a capacidade do estômago de receber comida e, portanto, provocar um emagrecimento rápido e de forma natural.

 

Dentro dos métodos modernos, existem três procedimentos básicos de cirurgia bariátrica, que se desdobram em modos mais específicos. Eles podem ser feitos por abordagem aberta; por videolaparoscopia manual e robótica; e, mais atualmente (ainda em protocolo de estudo) por procedimento endoscópico.

 

A abordagem aberta é autoexplicativa. O cirurgião utiliza uma incisão e realiza um procedimento restritivo que limita a capacidade do sistema digestivo de receber e acumular alimentos. Existem muitas variações desse método, que podem incluir remoções e desvios. Ela está entre os métodos mais eficazes, embora também seja o mais invasivo.

 

A videolaparoscopia realiza a redução do estômago através de pequenas incisões no abdômen, onde são inseridos os instrumentos necessários para o procedimento. Uma microcâmera ligada a um monitor permite a visualização da região onde ocorre a cirurgia, facilitando o processo. Por isso, é muito menos invasiva do que a abordagem aberta.

 

O procedimento endoscópico utiliza o orifício natural da boca. Os instrumentos são conduzidos e operados através de um microtubo até a região a ser operada. Por não haver a necessidade de incisões, é menos invasiva; no entanto, é a menos eficaz das três, sendo indicada para pacientes com sobrepeso ou obesidade leve.

 

A GASTROMED possui os melhores especialistas para a realização de cirurgias bariátricas. Entre em contato e agende sua consulta.



WhatsApp chat