ESPECIALIDADES

TRANSPLANTE DO FÍGADO

RESULTADOS DO TRANSPLANTE

No Brasil, foram realizados até o momento 3695 transplantes. Existem cerca de 51 centros que realizam esta cirurgia. Somente no último ano foram realizados 792 transplantes. Atualmente encontram-se inscritos na lista de espera para um fígado no estado de São Paulo cerca de 3435 pessoas.

Apesar da complexidade da cirurgia e o pós-operatório com a utilização dos imunossupressores cerca de 80 - 90% dos pacientes conseguem sobreviver com boa qualidade de vida.

O QUE É O TRANSPLANTE DE FÍGADO

O transplante de fígado consiste na troca do fígado do paciente doente (receptor) por um órgão saudável.

O órgão que se destina a ser transplantado pode ser tanto um fígado inteiro, como bipartido, sendo este retirado a partir de doador cadáver ou doador vivo.

O QUE É INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA?

Esta entidade nada mais é que a falência do órgão. O fígado não consegue mais suprir as necessidades do organismo. Esta insuficiência aparece na prática somente quando 70% do órgão esta acometido.

O QUE É CIRROSE HEPÁTICA

Cirrose hepática é a cicatrização do fígado após inúmeras agressões. Estas agressões podem ser de causa alcoólica, viral, auto-imune e outras. Graças a este processo cicatricial as células do fígado são substituídas por fibrose.

QUANDO O TRANSPLANTE É INDICADO?

Os pacientes que possuem insuficiência hepática em fase terminal ou tumores do fígado são aqueles que se beneficiam do transplante de fígado.

QUAIS OS TIPOS DE TRANSPLANTE DE FÍGADO?

Doador cadáver ou intervivos.

O QUE QUER DIZER DOADOR CADÁVER?

O paciente doente aguarda órgão na lista única da Central de Transplantes de paciente que sofreu morte cerebral, sendo o fígado retirado de cadáver.

O QUE É MORTE CEREBRAL?

É a parada de funcionamento do cérebro (morte encefálica). Sem o comandante central (o cérebro) os outros órgãos conseguem manter-se em funcionamento por algumas horas e é este o tempo que temos disponível para poder utilizar os órgãos para o transplante.

COMO FUNCIONA A LISTA ÚNICA DA CENTRAL DE TRANSPLANTES?

Esta é separada pelo tipo sangüíneo dos pacientes, obedecendo a critério de inscrição, independente da gravidade dos casos. As únicas prioridades da lista são rejeição aguda pós-transplante e hepatite fulminante.

O paciente, após sua inclusão na lista, aguardara a chamada por ordem de inscrição e o tempo médio de espera no Estado de SP é de 3 a 4 anos.

O QUE QUER DIZER TRANSPLANTE INTERVIVOS?

Este é realizado quando se utiliza parte do fígado de pessoa viva (familiar ou doador compatível com o paciente).

PORQUE O TRANSPLANTE INTERVIVOS?

Esta técnica cirúrgica esta reservada para os casos mais graves, os quais, não conseguiram aguardar um órgão na lista de espera. Os casos de câncer de fígado também podem ser transplantados através desta técnica, visto que o paciente não poderia esperar 3 a 4 anos na fila de espera.

QUEM PODE SER DOADOR?

O doador não pode ter doenças como: Diabetes, Hipertensão Arterial, problemas cardíacos e desnutrição.

Além destas possibilidades existe a restrição do tamanho do fígado. Este deve ser calculado através de exames de imagem (Tomografia Computadorizada) e o peso do fígado a ser doado deve ser de 1% do peso corporal do receptor.

Existe ainda o tipo sangüíneo que deve ser o mesmo entre doador e receptor, independente do fator Rh.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens: Não necessita aguardar na fila única do transplante e o transplante é realizado com hora marcada e não de urgência como no doador cadáver.

Desvantagens: Menor tamanho do fígado transplantado, maior risco de infecção, maior risco de sangramentos e dificuldade técnica no implante do órgão.

Ao receber a notícia de que precisara de um transplante de fígado, o paciente demonstra-se ansioso com o que vai ocorrer no decorrer de sua vida. No entanto sendo este o recurso indicado para resolver os seus problemas, o paciente e a sua família receberão todo o apoio e orientação de equipe multidisciplinar especializada.

Maiores detalhes podem ser obtidos através do e-mail
relacoespublicas@gastromed.com.br.

Envie sua mensagem e aguarde resposta.

<< Voltar

Desenvolvido por Groupweb Desenvolvido por Groupweb