DICAS DE SAÚDE

HÉRNIA DE HIATO

A hérnia de hiato é a herniação de parte do estômago para o tórax através de um orifício natural do músculo diafragma chamado hiato. É condição relativamente freqüente na população e está ligada ao desenvolvimento da Doença do Refluxo Gastro Esofágico (DRGE) - (veja resposta para DRGE). O problema é que a maioria (40%) dos pacientes que tem hérnia de hiato tem DRGE, razão principal dos pacientes com hérnia de hiato virem a necessitar de cirurgia. Há dois tipos de hérnia hiatal: por deslizamento, mais comum, e por rolamento. Vale salientar que a obesidade se caracteriza como fator de destaque no aparecimento da hérnia de hiato.

Diagnóstico

O diagnóstico da hérnia hiatal é dado por endoscopia ou por raios-X, sendo que outros exames (Manometria e Phmetria Esofágica) podem ser solicitados caso o paciente tenha sintomas e a endoscopia seja negativa.

Sintomas

Azia, regurgitação, asma não alérgica. Entretanto, esses sintomas são em decorrência da esofagite de refluxo, isso porque as esofagites mais intensas geralmente são acompanhadas de hérnia de hiato, mas o inverso nem sempre é verdadeiro.

Tratamento

O tratamento das hérnias hiatais depende da sintomatologia. Em alguns casos são de tratamento cirúrgico, principalmente nas hérnias por rolamento. O tratamento é o mesmo do refluxo gastro esofágico e, quando for necessária a intervenção cirúrgica, o hiato esofágico é reconstruído. A técnica mais moderna é a cirurgia videolaparoscópica, mas sua indicação depende dos sintomas, da resposta ou não às medidas clínicas e do tamanho da hérnia.(vide DRGE)

Maiores detalhes podem ser obtidos através do e-mail relacoespublicas@gastromed.com.br..

Envie sua mensagem e aguarde resposta.

TÓPICOS RELACIONADOS

Desenvolvido por Groupweb Desenvolvido por Groupweb