DICAS DE SAÚDE

FLATULÊNCIA (gases)

A formação de gases no intestino ocorre pela decomposição dos alimentos que ingerimos. Primeiro ocorre a digestão, onde o alimento é "quebrado" e os nutrientes absorvidos. Depois, a flora bacteriana, que vive naturalmente no intestino, "come" os resíduos, isto é, decompõe o alimento, formando as fezes. Durante essa decomposição, ocorrem reações químicas que produzem os gases.

A formação de gases é constante e independe do tipo de alimento. Agora, dependendo do alimento, o volume de gases formado pode variar. Grãos, batata, carne, bebidas gasosas e chicletes, entre outros, colaboram na formação maior desses gases.

Tratamento

Evite comer os alimentos que provocam a produção de gás, como por exemplo damasco, feijão, ervilha, lentilha, cereais, repolho, derivados do leite (para alérgicos à lactose), ovo, ameixas, sorbitol (um tipo de adoçante artificial)

Elimine apenas os alimentos que provocam gases em você. Faça durante alguns dias uma lista dos alimentos que você come e anote quando e quantas vezes teve gases. Assim você identificará quais os alimentos que lhe causam flatulência.

Maiores detalhes podem ser obtidos através do e-mail relacoespublicas@gastromed.com.br..

Envie sua mensagem e aguarde resposta.

TÓPICOS RELACIONADOS

Desenvolvido por Groupweb Desenvolvido por Groupweb