A inovação da cirurgia laparoscópica

A cirurgia laparoscópica é mais eficiente!

Com a laparoscopia, o médico tem acesso claro e visível aos órgãos internos dos pacientes, através de câmeras e monitores de vídeo.

Dessa forma, as cirurgias se tornam muito mais práticas e eficientes, o que diminui bastante o tempo e a complexidade da recuperação dos pacientes.

Nessa técnica, uma incisão minúscula é feita para inserir a câmera. Incisões complementares permitem a introdução dos instrumentos cirúrgicos – sua quantidade depende das necessidades específicas de cada procedimento, mas não costuma ultrapassar 5 incisões.

Porque são feitas menos incisões, o trauma cirúrgico é menor, assim como o sangramento intra-operatório, a dor pós-operatória, e até mesmo a diminuição da quantidade de analgésicos após o procedimento.

Exatamente por isso, a recuperação pós-operatória é mais rápida, permitindo um retorno às atividades habituais e ao trabalho mais cedo, e melhor efeito cosmético. Não obstante, a parte estética fica muito mais resguardada.

Outra grande vantagem da cirurgia laparoscópica está nas facilidades do próprio procedimento. Com uma via de acesso muito mais contida, as chances de infecção decorrentes da exposição do corpo são menores.

Além disso, com a precisão proporcionada pelas câmeras, manobras mais delicadas ajudam a proteger estruturas vitais enquanto a equipe trabalha sobre os órgãos doentes.