Balão gástrico x cirurgia bariátrica

Sendo a obesidade hoje um dos males contemporâneos mais comuns, é natural que a medicina busque alternativas para lutar contra ela. E duas das soluções mais populares são os popularmente conhecidos como balão gástrico e cirurgia bariátrica. E justamente por serem tão populares, pode haver confusão entre as duas técnicas, que são bem distintas. Vamos diferenciá-las.

 

  • Balão Intragástrico: Nesse sistema de tratamento de sobrepeso e obesidade, um balão inflável de silicone é inserido dentro do estômago por via endoscópica. Ali, o balão é preenchido com um tipo de soro fisiológico. Realizado em ambiente ambulatorial, esse procedimento utiliza apenas uma leve sedação, e o paciente é liberado ainda no mesmo dia.

 

  • O objetivo do balão é reduzir a ingestão de alimentos pela diminuição da capacidade de reserva do estômago, induzindo a uma sensação de saciedade precoce. O balão permanece ali até um período em que a perda de peso seja acentuada – cerca de seis meses – e é retirado também por via endoscópica.

 

  • Cirurgia Bariátrica: A cirurgia bariátrica e metabólica, também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago, é um conjunto de técnicas que variam em sua abordagem. Normalmente, as técnicas são divididas em três tipos específicos:

 

  • Restritivos: Procedimentos que restringem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de receber e induzem a sensação de saciedade precoce.

 

  • Disabsortivas: Trabalham com a alteração drástica na absorção dos alimentos no nível do intestino delgado. Os procedimentos disabsortivos alteram menos o tamanho e a capacidade do estômago de receber alimentos.

 

  • Técnicas mistas: Causa uma restrição na capacidade de receber o alimento pelo estômago. Há, além da redução da ingestão, a diminuição da absorção dos alimentos. As cirurgias mistas podem ser predominantemente restritivas.

 

A GASTROMED possui os melhores profissionais para realizar esses procedimentos. Para saber mais sobre eles, entre em contato e agende sua consulta.